Biblioteca Arx Tourinho
        Entidades Nacionais de Advocacia
        Espaço Rui Barbosa
        Livraria
        Museu Histórico da OAB
        OAB Editora
        Projeto Memória
        Gestão 2004/2007
        Projeto de Visitação Institucional

Medalha Rui Barbosa

Nehemias Gueiros
Agraciado post mortem em homenagem realizada a 26 de agosto 1980, na gestão de Eduardo Seabra Fagundes.

Pernambucano, nascido a 12 de junho de 1907, Nehemias Gueiros graduou-se pela Faculdade de Direito do Recife em 1932. Seu brilhantismo como aluno garantiu-lhe um lugar no magistério daquela instituição, função que exerceu até 1955, recebendo o título de professor honoris causa.

Foi Presidente da Federação Interamericana de Advogados, Membro Honorário da Ordem dos Advogados dos Estados Unidos e integrante do Conselho Superior do Instituto dos Advogados do Brasil (IAB). Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entre 1956 e 1958, trabalhou ativamente em prol de uma “revisão vertical” da legislação referente à Ordem, apoiando a aprovação do anteprojeto do que viria a ser o primeiro Estatuto da Advocacia brasileira, corporificado pela Lei 4.215/63.

Em depoimento emocionado, o ex-presidente do Conselho Federal da OAB, Povina Cavalcanti, destacou a importância do empenho de Nehemias para a aprovação do Estatuto: “Limitamo-nos a registrar, a par das excelências do trabalho, a obra tenaz, apaixonada, meticulosa do anteprojeto e de seu grande artífice, este mestre do Direito, também exímio e representativo apóstolo da profissão, o bâtonnier Nehemias Gueiros”.

Nehemias Gueiros foi escolhido para receber a Medalha Rui Barbosa no dia 22 de junho de 1976, por decisão unânime da Comissão Especial do Prêmio, mas a solenidade de entrega foi diversas vezes adiada devido aos inúmeros compromissos e a vida atribulada do agraciado, que faleceu antes de receber a comenda, concedida post mortem em 1980.

Conheça os agraciados com a Medalha Rui Barbosa