Paulo Roberto de Gouvêa Medina
Agraciado no dia 23 de outubro de 2014 na gestão de Marcus Vinicius Furtado Coêlho
Natural de São João Nepomuceno-MG, nascido a 09 de maio de 1939, Paulo Roberto de Gouvêa Medina bacharelou-se em 1962 pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Professor Emérito da UFJF e Diretor de sua Faculdade de Direito, lecionou em cursos de pós-graduação lato sensu do Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ e do Centro de Extensão Universitária, de São Paulo.
Procurador Municipal aposentado em Juiz de Fora e Presidente de Honra da Associação dos Procuradores Municipais, Dr. Medina é reconhecido advogado militante em Minas Gerais. Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil desde 1993, atingiu seu sétimo mandato na gestão 2013-2016, sendo o decano do referido colegiado. Foi Presidente, por dois períodos, da Comissão Nacional de Ensino Jurídico da OAB e compõe a Comissão Especial para Estudo da Atualização do Código de Ética e Disciplina, a Comissão de Revisão do Sistema de Indicação em Lista Sêxtupla e a Comissão Especial para Análise do Aviltamento de Honorários Advocatícios.
Dr. Medina é Membro-Efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros -fazendo parte de sua Comissão Permanente de Direito Processual Civil- e integra o Conselho Superior do Instituto dos Advogados de Minas Gerais.
Publicou vários ensaios e artigos jurídicos em obras coletivas e revistas especializadas sobre temas de Direito Processual Civil, Direito Constitucional, ensino jurídico e ética na advocacia. É autor de Direito Processual Constitucional (Rio, Forense, 5ª. edição, 2012) e de Teoria Geral do Processo (Belo Horizonte, Del Rey, 2012). Coautor de Lafayette, um Jurista do Brasil (Parte II, Perfil do Jurista. Belo Horizonte, Del Rey, 2009).
|