OAB Nacional presente na VIII Conferência dos Advogados do DF
Brasília – Nesta terça-feira (2), o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, participou da solenidade de abertura oficial da VIII Conferência dos Advogados do Distrito Federal, que teve como tema central dos debates o Novo Código de Processo Civil (CPC) e homenageou o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Mário Velloso.
Junto ao presidente da OAB-DF, Ibaneis Rocha, Marcus Vinicius compôs a mesa de abertura ao lado dos membros da diretoria da OAB Nacional e da OAB-DF, além do ministro Luiz Fux, do STF, entre outras autoridades. Estiveram também presentes os presidentes das seccionais OAB-AL, Thiago Bonfim; OAB-AP, Paulo Campelo; OAB-PI, William Guimarães; OAB-RJ, Felipe Santa Cruz; OAB-RO, Andrey Cavalcante; e OAB-RR, Jorge Fraxe.
Em seu pronunciamento, o presidente nacional da OAB saudou os advogados brasilienses e destacou algumas conquistas recentes intermediadas pela Ordem. “Os verdadeiros donos da OAB são os advogados, os 850 mil cíceros do cotidiano. E como ícone deste labor, temos aqui o ministro Luiz Fux, representando o Supremo, onde colhemos importantes vitórias nos últimos dias, com destaque às ações que tornaram inconstitucionais as doações milionárias de campanhas e a PEC do Calote dos Precatórios. Neste sentido, destaco também um outro homem público de envergadura, que é Carlos Mário Velloso, brasileiro que dignifica a sociedade e, para nossa alegria, a Comissão Nacional de Estudos Constitucionais da OAB”, disse.
Ibaneis Rocha também homenageou o jurista em seu discurso. “Carlos Mário Velloso é dono de uma trajetória das mais reconhecidas no direito brasileiro. Um conjunto apreciável de qualidades, como solidariedade, espírito de moderação, além das contribuições como a informatização do voto em nosso País. Espelhados em exemplos de renome como o senhor, aqui no DF somos mais de 30 mil advogados no exercício diário da atividade que representa a garantia do direito de defesa e da correta aplicação da justiça”, completou.
O ministro do STF Luiz Fux, que presidiu a comissão de juristas responsável pela elaboração do anteprojeto do novo CPC, abordou o tema em sua fala. “O novo CPC talvez represente um passo ousado, mas há de se considerar que ousadia na vida é necessário. Foi exatamente por isso que eu e o Marcus Vinícius aceitamos o desafio deste projeto, para dar um passo bastante largo em termos de processo civil, esse instrumento de realização da justiça”, ressaltou.
A conselheira federal pela OAB-DF e presidente da Comissão de Estudos para o Novo CPC do Conselho Federal da OAB, Estefânia Viveiros, entregou ao ex-ministro Carlos Mário Velloso uma placa como forma de homenagem da advocacia brasiliense. Marcus Vinicius Furtado Coêlho, por sua vez, entregou a homenagem ao ministro Luiz Fux.