OAB-RO mobiliza comunidade para salvar o Rio Jaru

quinta-feira, 20 de setembro de 2007 às 02:45

Porto Velho (RO), 20/09/2007 - A Seccional de Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RO), por meio da sua Subseção em Jaru, está mobilizando a comunidade daquele município para, com apoio de ONGs, parlamentares e da Prefeitura, salvar o rio Jaru do assoreamento. “Com o desmatamento das matas ciliares para a plantação de pastos, a erosão está fazendo com que o rio fique cada vez mais largo e raso. Há locais em que nem canoa passa”, alertou o presidente da Subseção da OAB de Jaru, advogado Mário Roberto Pereira de Souza.

Procurada pela comunidade para encabeçar o movimento pró Rio Jaru, a OAB-RO tomou a iniciativa e, no início do mês de setembro, promoveu uma reunião com várias lideranças da sociedade organizada, líderes da ONG Epa e da Coopaja – Cooperativa dos Produtores Agropecuários.

Mário Roberto explica que o primeiro passo será conscientizar os agricultores e criadores de gado para que as matas ciliares sejam poupadas. Caso o trabalho de conscientização não dê resultados, passaremos para o segundo passo que é notificar e multar as pessoas que desrespeitarem a lei de responsabilidade ambiental.

Visando massificar o apelo ambiental, a Subseção da OAB convidou representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Jaru, da Emater e da Ceplac, a participarem de um programa de rádio de grande audiência, com debates sobre o assunto. “Nossa intenção é envolver toda a comunidade numa grande ação voluntária de conservação do Rio Jaru. Afinal é esse rio que mantém nosso município vivo. E vida não se pode desprezar”, ressaltou Mário Roberto.

Com apoio de órgãos da prefeitura e do governo, estão sendo distribuídas mudas de árvores para o replantio das matas ciliares. “Junto com as mudas a gente distribui folhetos de conscientização. Se o homem deixar a natureza se responsabiliza pelo reflorestamento das áreas atingidas. É essa consciência que queremos levar ao povo”, finaliza Mário Roberto.