IAB propõe que OAB se reuna uma vez por ano em sua antiga sede no Rio

segunda-feira, 08 de junho de 2009 às 07:03


Rio de Janeiro, 08/06/2009 - O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Henrique Cláudio Maués, propôs hoje (08) ao presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, que realize uma sessão do Pleno do Conselho, uma vez por ano, no prédio da entidade, no Rio de Janeiro. Situado na rua Marechal Câmara, 210, o prédio abrigou a antiga sede da OAB Nacional, antes de sua transferência para Brasília, e foi ondeexplodiu a carta-bomba que matou a secretária do então presidente da entidade, Eduardo Seabra Fagundes, dona Lyda Monteiro, em agosto de 1980. Maués apresentou a proposta ao tomar posse, no auditório do IAB.


Para o presidente do IAB, a sessão anual do Conselho Federal da OAB em suas antigas instalações seria uma forma de homenagear a memória de Lyda Monteiro e, ao mesmo tempo, os fundamentos da democracia brasileira. Henrique Maués - que sucede na presidência do Instituto a Paulo Saboya, falecido em fevereiro último no meio do mandato - afirmou que a bomba, de autoria de setores da extrema direita contra a abertura democrática não foi endereçada à Lyda ou ao presidente nacional da OAB, mas à luta pela volta democracia que fora encarnada pela entidade da advocacia brasileira.


"E para não dizer que não falei de flores, essa sessão anual da OAB, que poderia ser realizada em agosto ou setembro, próximo à data da morte de dona Lyda, serviria para resgatar o simbolismo histórico da conquista da democracia brasileira", sustentou. "Serviria para lembrar que essa conquistanão foi feita de flores, mas de suor e lágrimas daqueles que lutaram por ela", completou o novo presidente do IAB, sob aplausos.


Da posse de Henrique Maués, além de Cezar Britto, participaram o presidente da Seccional da OAB do Rio de Janeiro, Wadih Damous, o diretor do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante Junior,os membros honorários vitalícios do Conselho Federal da Ordem Mário Sérgio Duarte Garcia e Hermann Assis Baeta - que também foi presidente do IAB -, o medalha Rui Barbosa da OAB, Fábio Konder Comparato, e diversos conselheiros federais da entidade, ex-presidentes do IAB, advogados e representantes do poderes Judiciário, Executivo e Legislativo. O Conselho Federal da OAB está realizando sua reunião plenária deste mês na sede da Seccional da OAB-RJ, que fica ao lado do IAB, na mesma Marechal Câmara 150. A entidade homenageará, às 19h de hoje, com a Medalha Raymundo Faoro o seu ex-presidente Hermann Baeta.