Nova sede da OAB Imperatriz é inaugurada: advocacia fortalecida

quarta-feira, 05 de setembro de 2012 às 12:33

Brasília – Ao participar na noite dessa terça-feira da solenidade de inauguração da nova sede da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Imperatriz, no Maranhão, o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, classificou o novo espaço de “a Casa das Liberdades” e “de resistência ao arbítrio”, que propiciará melhores condições para que a advocacia de Imperatriz possa, fortalecida, dar prosseguimento à missão da advocacia brasileira. Ao discursar para a advocacia maranhense, Ophir traçou um paralelo entre o rio que banha a cidade – Rio Tocantins – e a vida dos moradores de Imperatriz. “Vida pressupõe liberdade e cabe ao profissional da advocacia fazer a defesa das liberdades, direitos e das garantias fundamentais de cada cidadão deste país”, destacou.

Ainda segundo ressaltou o presidente da OAB, a missão da advocacia só pode ser realizada com profissionais atualizados, bem qualificados e conhecedores da lei e de sua profissão. “Daí a importância da nova sede também sob esse aspecto. Ela terá um espaço destinado à atualização da advocacia, com cursos para que os profissionais se atualizem e debatam a legislação em vigor.”

Participaram da cerimônia o presidente da Seccional maranhense, Mário de Andrade Macieira, o dirigente da Subseção de Imperatriz, o advogado Vandir Fialho Junior, o secretário-geral do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, e o diretor-tesoureiro da entidade, Miguel Cançado. Os conselheiros federais Guilherme Zagallo (pelo Maranhão) e João Bezerra Cavalcante (pelo Estado de Goiás) também estiveram presentes.

O novo prédio da OAB de Imperatriz, antigo sonho dos mais de 700 advogados da região tocantina, possui 900 m² de área edificada, auditório para 200 pessoas, escritório compartilhado para até 16 advogados, salas para a administração, audiências disciplinares e espaço para a Caixa de Assistência dos Advogados.

Ao encerrar seu discurso, Ophir chamou a atenção para o fato de o novo prédio da Subseção estar localizado exatamente ao lado do Fórum da Justiça Estadual, na rua Simplício Moreira, separados por um muro que antes não existia. “Não se pode conceber que um muro separe dois atores considerados essenciais à administração da Justiça: a magistratura e a advocacia”, afirmou o presidente da OAB, reivindicando que o acesso simplificado, antes existente na cidade, volte a ser realidade.