Ophir: ouvidoria é grande interlocutor entre sociedade, advogado e OAB

quarta-feira, 19 de setembro de 2012 às 11:20

Brasília – A ouvidoria é a grande interlocutora entre a sociedade, o advogado e a OAB. A afirmação foi feita hoje (19) pelo presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, ao abrir o I Encontro Nacional de Ouvidores da OAB, na sede da entidade, em Brasília. “A ouvidoria, como grande interlocutora entre a sociedade, o advogado e a OAB, é essencial para fazermos nossa autocrítica e para que possamos responder ao público e à advocacia sobre o que esperam da nossa entidade”, disse Ophir para os ouvidores das Seccionais todo o país e para o ouvidor-geral da OAB, Henri Clay Andrade, que estão reunidos durante todo o dia, discutindo o trabalho e a integração das ouvidorias.

O presidente da OAB explicou que a Ouvidoria-Geral da OAB foi criada para que sejam desenvolvidos mecanismos específicos e uniformes de interação com a sociedade e com os advogados e, consequentemente, proporcionar maior efetividade e agilidade nos trabalhos da OAB. “É evidente que cada Seccional tem a sua realidade, e o Conselho Federal quer cada vez mais estimular essa independência, mas para que esse sonho possa se concretizar e se tornar definitivamente uma missão da nossa entidade, é preciso que nós tenhamos uma linguagem única, uma condução única em termos de procedimentos”, ressaltou Ophir.

Também participaram da abertura do I Encontro Nacional de Ouvidores da OAB o vice-presidente do Conselho Federal, Alberto de Paula Machado, e o secretário-geral, Marcus Vinicius Furtado Coêlho.