Presidente da OAB fala a estudantes sobre lutas em prol da cidadania

segunda-feira, 22 de abril de 2013 às 12:23

Brasília – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado, recebeu nesta segunda-feira (22) a visita de 40 alunos de Direito da Faculdade Católica do Tocantins (Facto), que vieram a Brasília conhecer a sede da OAB Nacional e de tribunais superiores. Além de contar aos estudantes fatos históricos que culminaram na criação da OAB, como “medida de integração da sociedade”, Marcus Vinicius ressaltou que a entidade luta pela defesa das prerrogativas da advocacia e por causas importantes de interesse da sociedade.

Entre elas, o presidente da OAB citou a participação da OAB na aprovação da Lei Complementar 135/10 – mais conhecida como Lei da Ficha Limpa –, na luta por uma reforma política para o país e na recente aprovação da Adin contra o calote no pagamento dos precatórios judiciais. Marcus Vinicius ainda anunciou aos alunos que a entidade ingressou no Supremo Tribunal Federal com a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4927, contra os limites de dedução de gastos com educação para fins de recolhimento do Imposto de Renda de pessoas físicas. “Cuidamos das causas da sociedade e da advocacia. São lutas que se complementam”, afirmou.

Também acompanhou a visita o presidente da Seccional da OAB do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. Pela instituição de ensino, acompanharam os estudantes as professoras Emanuelle Araújo Correia e Lara Lívia Cardoso Costa Bringel. Depois de passar pelo gabinete da Presidência, os alunos conheceram as instalações do Centro Cultural Evandro Lins e Silva e assistiram a um filme sobre a história da OAB.