Embaixador do Sudão visita OAB e espera receber advogados brasileiros

quarta-feira, 08 de maio de 2013 às 11:32

Brasília – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado, recebeu nesta quarta-feira (08) o embaixador do Sudão no Brasil, Abd Elghani Elnaim Awad Elkarim. Na reunião, além das relações entre a OAB e o colégio de advogados daquele país, o embaixador informou que o Sudão aguarda a emissão de uma delegação de advogados brasileiros para conhecer o sistema legal do país africano, dentro do Programa de Estágio Profissional para Jovens Advogados, decorrente da parceria firmada entre a OAB e a Ordem dos Advogados do Sudão.

Na audiência, o embaixador afirmou que os advogados têm papel de destaque em seu país e que os profissionais brasileiros a serem enviados pela OAB por meio do programa de intercâmbio receberão o mesmo tratamento especial com que os profissionais sudaneses foram recebidos no Brasil em setembro de 2012. Awad Elkarim também destacou importantes parcerias que podem vir a ser firmadas entre os dois países em áreas de estratégia econômica, com o acompanhamento jurídico de advogados brasileiros.

O presidente nacional da OAB destacou a importância do termo de cooperação celebrado e disse ter certeza de que será rica a experiência dos advogados brasileiros que serão enviados ao Sudão. Marcus Vinicius ainda elogiou o fato de os advogados serem profissionais respeitados naquele país e destacou a disposição da advocacia brasileira de auxiliar na construção de marcos regulatórios para áreas importantes no Sudão como tecnologia de telefonia e de mineração.

Também participaram da reunião no gabinete da Presidência da OAB e se manifestaram neste sentido o diretor-tesoureiro da OAB Nacional, Antonio Oneildo Ferreira, e o presidente da Comissão Especial de Direito da Tecnologia e Informação da OAB, Luiz Cláudio Allemand.

Parceria

Uma delegação de advogados do Sudão visitou o Brasil em setembro do ano passado, ocasião em que os profissionais conheceram o funcionamento do Judiciário brasileiro, visitaram as sedes da OAB e dos tribunais superiores, em Brasília, e fizeram estágio profissional em escritórios de advocacia e Departamentos Jurídicos de empresas de Salvador, na Bahia, e Maceió, em Alagoas.

O Programa de Estágio Profissional para Jovens Advogados tem como objetivo viabilizar conhecimentos sobre o sistema jurídico nacional e o incentivo ao desenvolvimento do Direito Comparado como ciência, além de estimular o aprofundamento das relações culturais, sociais e de cooperação jurídica entre os países. Os advogados que vieram ao Brasil foram selecionados pela Ordem dos Advogados daquele país africano.