OAB-BA homenageia Jorge Hélio por seu trabalho no CNJ
Salvador – A Seccional da OAB da Bahia prestou homenagem especial ao conselheiro Jorge Hélio, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), durante reunião plenária ocorrida na última quinta-feira (9). Reconhecido pelo presidente da entidade, Luiz Viana, como “símbolo da coragem cívica de dizer a verdade”, o conselheiro deixará o CNJ em junho, após cumprir dois mandatos consecutivos como representante da OAB no órgão do Judiciário.
Durante palestra que proferiu no evento, Jorge Hélio disse alimentar ainda o sonho de ver a República ser efetivamente proclamada. “A República”, explicou, “foi registrada pela história em novembro de 1889; proclamada com ânimos de seriedade com a Constituição de 1988, mas ainda não se instalou”. Os maiores exemplos desse descompasso, de acordo como conselheiro, são as monarquias hereditárias dos cartórios e as fraudes, “lamentavelmente existentes no seio da Justiça, o que é mais desesperador”.
Segundo o presidente da OAB-BA, Luiz Viana, além de dignificar o papel fiscalizador do CNJ e a atuação marcante da OAB nesse sentido, Jorge Hélio se destacou pela coragem e altivez no cargo, “característica que a nossa vida pública está perdendo”. E completou: “Foi uma homenagem sincera do Conselho da OAB da Bahia.”
(Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB-BA)