Rio deve sediar a XXII Conferência Nacional dos Advogados em 2014
Belém (PA) – O Colégio de Presidentes de Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), reunido em Belém (PA) sob a condução do presidente nacional da entidade, Marcus Vinicius Furtado, escolheu nesta sexta-feira (17) a cidade do Rio de Janeiro para sediar a XXII Conferência Nacional dos Advogados, que será promovida pelo Conselho Federal da OAB no segundo semestre do próximo ano, em data a ser ainda definida. A escolha ainda deve ser referendada pelo Pleno do Conselho Federal, que se reúne na próxima segunda-feira (20), em Brasília. A cidade de Porto Seguro (BA), que também era candidata a sediar o megaevento da advocacia, abriu mão da candidatura.
Marcus Vinicius disse que o Rio de Janeiro, que será o principal palco da Copa do Mundo de Futebol no próximo ano, onde ocorrerá inclusive a final do torneio, terá também a “Copa da Advocacia Brasileira”. “O Rio vai sediar também em 2014 o momento mais importante da entidade dos advogados, que ali se reunirá para discutir os grandes temas da advocacia e da cidadania brasileira”, afirmou. Tanto ele quanto o presidente da OAB do Rio de Janeiro, Felipe Santa Cruz, trabalham com a expectativa de um público de 20 a 25 mil participantes no evento.
“Vamos fazer uma grande conferência para discutir os grandes problemas não só da advocacia, mas também da cidadania brasileira”, disse o presidente da Seccional do Rio de Janeiro ao agradecer o Colégio de Presidentes pela escolha da capital fluminense para abrigar a XXII Conferência Nacional. “Será um evento que vai extrapolar os limites da classe, da nossa cidade e do nosso País, onde faremos uma profunda reflexão das questões da advocacia e seu relacionamento com a sociedade, no Brasil e no mundo”, acrescentou, informando que a conferência será realizada em 42 mil metros quadrados do Rio Centro e que suas atividades, inclusive culturais, envolverão toda a cidade durante a semana em que se desenvolverá. Ele agradeceu e pediu apoio a todos os demais 26 presidentes de Seccionais, além do Conselho Federal da OAB e, consequentemente, da advocacia do País.
O presidente da OAB-BA, Luiz Viana, que patrocinava a outra candidatura para sediar a conferência, disse que considerava o Rio a cidade mais adequada para receber no próximo ano o evento, quando protagonizará também o palco da Copa do Mundo, numa atitude considerada “de grandeza e altruísta” por seus pares. Porto Seguro participava como uma cidade candidata a sediar a XXII Conferência, mas, conforme observou, não existia clima de disputa, no que foi aplaudido pelos colegas. Ele agradeceu o fato de que a cidade baiana já vai receber, em março de 2015, a I Conferência Nacional do Jovem Advogado, conforme anunciado na semana passada pelo presidente nacional da OAB.