ENA presente em debate sobre ensino jurídico promovido pela OAB-SE
Aracajú (SE) – A seccional sergipana da OAB promoveu nesta sexta-feira (09), a Audiência Pública sobre o Ensino Jurídico no Estado. O debate teve com objetivo colher experiências e sugestões para fomentar o aprimoramento do ensino jurídico em todo o país.
O evento contou com a participação do diretor da Escola Nacional da Advocacia (ENA), Henri Clay Andrade. “Essas audiências públicas decorreram a partir de tratativas da OAB Nacional com o Ministério da Educação, no sentido que ambos irão discutir baseados em dados do MEC e nas propostas que surgirão das audiências públicas; um novo marco regulatório para o Ensino Jurídico no país”, afirmou.
Henri Clay explicou, ainda, que há uma preocupação da OAB com a qualidade do Ensino jurídico nas universidades brasileiras. “Vemos a proliferação feita nas décadas de 90 e no início dos anos 2000, de instituição de faculdades de direito, o que fez descuidar da qualidade de algumas faculdades que foram autorizadas pelo MEC, anos atrás. Cabe ao Ministério da Educação fiscalizar e a OAB tem uma missão institucional de zela pela qualidade do ensino jurídico”, enfatizou.
O presidente da OAB Sergipe, Carlos Augusto Monteiro Nascimento, explicou que a Audiência Pública foi uma recomendação do Conselho Federal. “O intuito é colher, coletar o maior número de informações possíveis na busca da melhoria da qualidade do ensino jurídico no país”, explicou.