Michel Temer, o proponente do artigo 133 da Constituição

terça-feira, 01 de outubro de 2013 às 09:17

Brasília – “Nós brasileiros não temos muito costume de recordar o nosso passado e recordar esse passado, que não é tão distante assim, é realmente enaltecer a democracia”, afirmou o vice-presidente da República, Michel Temer.

Deputado constituinte, Temer é o responsável, segundo revelou o relator-geral da Constituinte, Bernardo Cabral, pela redação do artigo 133, que garante a indispensabilidade e a inviolabilidade do exercício do advogado para a administração da justiça.

“É interessante, como é oportuna a ideia de fazer esta comemoração na casa do advogado, porque os advogados brasileiros foram a força motriz, fundamental para que o Brasil viesse a ser reconstituído no dia 5 de outubro de 1988”, ressaltou Temer.

O vice-presidente da República destacou que os últimos 25 anos foram de efetivação dos direitos. “O Brasil viveu a democracia liberal, com foco principalmente no direito à propriedade e à livre iniciativa. Com a Constituição de 1988, efetivou-se a democracia social. Hoje, depois de amadurecida a Constituição, a sociedade cobra a democracia eficiente”, destacou.

Galeria de imagens