OAB Nacional adere ao “Outubro Rosa”
Brasília - O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aderiu ao movimento popular internacional “Outubro Rosa”, nesta terça-feira (08). A cor rosa irá iluminar a fachada do prédio durante o mês de outubro como conscientização para a prevenção do câncer de mama e para o autoexame.
O diretor tesoureiro da OAB, Antonio Oneildo Ferreira, destacou que é importante a entidade compartilhar com a sociedade o enfrentamento ao combate ao câncer. “O câncer de mama quando tratado tem cura e vidas podem ser salvas. No país, acontecem cerca de 13 mil óbitos por ano. É importante chamar a atenção e fortalece políticas públicas de saúde. Aderir ao Outubro Rosa é refletir e despertar a sociedade para a necessidade de ações preventivas para se evitar a incidência da doença”.
O secretário-geral da OAB, Cláudio Pereira de Souza Neto, destacou que a campanha é positiva. “Ela promove o direito fundamental à saúde e à conscientização das pessoas para a necessidade da realização do autoexame. Hoje, a advocacia é composta majoritariamente por mulheres, portanto, o compromisso da OAB é total”.
O secretário-geral adjunto da OAB, Claúdio Stábile, disse que a adesão é importante porque conscientiza a mulher e a sociedade sobre a prevenção periódica. “Um dos valores constitucionais importantes é a proteção da saúde, mas é preciso conscientizar a sociedade para a prevenção. O movimento é em favor da vida, pois pode preservar a vida de muitas pessoas. Tratar de Outubro Rosa, é tratar de qualidade de vida, de saúde de defesa da vida e isso tem haver com princípios e valores constitucionais”.
Os funcionários da entidade aderiram à campanha “Outubro Rosa” e colocaram laços rosa como símbolo da luta. Também participaram o presidente da OAB Nacional, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, e o vice-presidente, Claudio Lamachia.