IV Conferência Nacional, em 1970, debateu desenvolvimento econômico

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014 às 06:21

Brasília – Entre 26 e 30 de outubro de 1970, advogados, estudantes e outros profissionais ligados à área do direito se reuniram em São Paulo para a IV Conferência Nacional dos Advogados, evento que chega à edição XXII este ano, no Rio de Janeiro. Desde segunda-feira (10), o Conselho Federal da OAB relembra a história da Conferência Nacional, em preparação para a edição de 2014.

Com o país vivendo sob um regime militar desde 1964, a IV Conferência Nacional debateu, entre outros temas, a vocação dos advogados para o aprimoramento da ordem jurídica, como sustentação necessária ao desenvolvimento nacional. O então ministro da Justiça, Alfredo Buzaid, participou do encontro jurídico.

O desafio da modernização nacional decorrente do desenvolvimento econômico foi outro tópico levantado pelas palestras e debates da IV Conferência Nacional dos Advogados. As teses apresentadas no evento ilustraram que uma das maiores preocupações dos advogados era exercer sua profissão levando em consideração as demandas jurídicas, fruto das transformações sociais, políticas e econômicas, sem perder de vista os ideais de liberdade, fraternidade, paz e justiça.

XXII Conferência Nacional dos Advogados

A XXII edição da Conferência Nacional dos Advogados, entre 20 e 23 de outubro deste ano, será a maior já realizada pelo Conselho Federal da OAB. São esperados milhares de pessoas, entre estudantes, advogados e outros profissionais. Com o tema “Advogado, seja protagonista da história”, discutirá a constituição democrática e a efetivação de direitos.

Toda a programação do evento será realizada no centro de convenções Riocentro, que abrigará 40 painéis com 160 palestrantes, conferências magnas e bate-papos culturais, entre outros. Os pavilhões serão ocupados por cerca de 300 estandes de entidades ligadas ao mundo jurídico.

As inscrições para a Conferência serão abertas no fim de fevereiro. As primeiras vagas custarão R$ 125 para estudantes e R$ 250 para advogados e outros profissionais. Haverá descontos para grupos.