“Defensor da Constituição”, diz presidente da OAB sobre Ayres Britto
Brasília – “Temos na pessoa do ministro Carlos Ayres Britto um dos símbolos da exímia defesa que a Carta Magna merece. Com seu brilhantismo, ocupa agora a seleta galeria dos ex-presidentes do Supremo”, disse o presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, após a solenidade de aposição do retrato de Ayres Britto na galeria dos ex-presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (7).
O ministro, que presidiu o STF em 2012, aposentou-se compulsoriamente ao fim daquele ano por ter atingido 70 anos de idade. A solenidade de aposição contou com os onze ministros do STF em atividade, além de ex-presidentes, membros dos tribunais superiores, da Advocacia-Geral e da Controladoria-Geral da União, da Corregedoria Nacional de Justiça, entre outros. O secretário-geral do Conselho Federal da OAB, Cláudio Pereira de Souza Neto, e o conselheiro federal pela OAB-SE e ex-presidente da OAB Nacional, Cezar Britto, representaram a Ordem na ocasião.
O presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Joaquim Barbosa, fez o uso da palavra em nome do Poder Judiciário. “Ayres Britto foi o 43º presidente do STF e, sem dúvidas, um dos mais atuantes. É com grande satisfação e honra que agradecemos por sua inestimável contribuição para a Justiça. Uma imposição constitucional, o limite por idade, nos privou de seu convívio diário, mas não tenho dúvidas de que seu legado aqui ficou”, concluiu.