Nova sede da ESA-SP fortalecerá ensino jurídico

segunda-feira, 25 de agosto de 2014 às 07:54

São Paulo (SP) - O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, destacou o contexto histórico para a advocacia paulista, durante a inauguração . “A antiga sede da Ordem, que agora funcionará como sede da Escola Superior da Advocacia de São Paulo, foi inaugurada quando haviam cerca de três mil advogados no Estado. Hoje, são 350 mil profissionais em mais de duzentas subseções e mais de 15 mil escritórios. Portanto, São Paulo merece e estava mais do que na hora de ganhar uma sede à altura da importância não somente numérica, mas também qualitativa que representa para a Justiça do País”, disse. O presidente nacional da OAB também enumerou as recentes conquistas da advocacia no âmbito federal, com destaque para a inclusão das atividades advocatícias no Simples.

O diretor-geral da Escola Nacional da Advocacia (ENA), Henry Clay, comentou a destinação da antiga sede da OAB São Paulo para uso exclusivo da Escola Superior da Advocacia (ESA) da seccional paulista. “Quem sai fortalecido é o ensino. O fortalecimento de uma classe passa, inevitavelmente, pelo seu preparo”, disse. Para ele, é fundamental que as seccionais olhem com carinho para a educação jurídica. “A advocacia paulista merece isso por sua importância. Tenho certeza de que haverá um salto de qualidade”, completou.

A nova sede da OAB-SP fica em um prédio histórico – que passou por 18 meses de restauração e recebeu o nome de Edifício Plínio Barreto – fica no centro de São Paulo, em localização estratégica nas imediações do Palácio da Justiça, do Ministério Público Estadual, do Fórum João Mendes, da Câmara Municipal, da Praça da Sé e do Largo São Francisco, que sedia a Faculdade de Direito da USP.