OAB realiza ato pela reforma política democrática no Rio
Rio de Janeiro (RJ) – A seccional carioca da OAB realizou nesta quinta-feira (27) mais um ato em defesa da reforma política democrática. Na ocasião, o presidente da seccional, Felipe Santa Cruz, destacou que “a reforma política é uma das maiores unanimidades da atualidade”.
O secretário da Comissão Especial de Mobilização para a Reforma Política, Aldo Arantes, afirmou que as entidades ligadas à Coalizão precisam convencer a sociedade de que essa reforma é apenas a primeira e vai abrir caminho para as outras. “O povo foi às ruas pedindo mudanças e estamos propondo isso agora", destacou.
Parlamentares e integrantes da diretoria da Seccional falaram sobre os pontos apresentados pela Coalizão em Defesa da Reforma Política Democrática, da qual a OAB é integrante. Entre as propostas, que precisam ser chanceladas por 1,5 milhão de pessoas, estão o fim do financiamento de empresas a campanhas eleitorais, a votação em duas etapas - partido e candidato - para cargos do legislativo, a paridade de gênero entre candidatos e o fortalecimento de mecanismos de democracia direta.
Além do Rio de Janeiro, mais cidades sediarão o evento. Nesta sexta-feira (28), a mobilização acontece em Porto Alegre (RS). Em cada localidade será realizado um grande encontro para debate do projeto e coleta de assinaturas a fim de viabilizar um projeto de lei de iniciativa popular para a reforma política. O objetivo é alcançar 1,5 milhão de assinaturas.
Na ocasião também será lançado o livro “A OAB e a Reforma Política Democrática” e serão estabelecidas metas de atuação nos Estados, inclusive com a criação ou o fortalecimento de comitês da Coalizão. “A reforma política não é do governo nem da oposição: ela é da sociedade. Todos os candidatos a presidente da República prometeram, durante a campanha eleitoral, realizar uma reforma política. Agora, o povo aguarda e exige o cumprimento desta promessa”, afirmou o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, sobre o projeto.
Veja abaixo as datas dos atos da Coalizão em Defesa da Reforma Política Democrática:
Porto Alegre - 28/11
Recife - 03/12
Fortaleza - 04/12
São Luiz - 05/12
Natal 09/12
Belém 10/12
Com informações da Tribuna do Advogado