OAB atuará com CNBB no combate à seca no Nordeste

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015 às 01:33

Brasília – O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, conversou na quarta-feira (23) como secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Dom Leonardo Steiner, sobre ações conjuntas em favor da população nordestina que sofre com a seca.

Segundo Marcus Vinicius, um problema que se pensava superado volta a fragilizar a população de vários Estados nordestinos, com rios secando e barragens e reservatórios com níveis baixíssimos. A OAB, inclusive, ingressou com ação civil pública para que a nascente do rio Parnaíba seja protegida, pois o parque em que está localizada não tem vigilância.

Dom Leonardo Steiner afirmou que os bispos da região Nordeste já estão debatendo o assunto. Eles deverão propor uma série de medidas. O representante da CNBB convidou a OAB a se juntar às ações. Carlos Moura, da Comissão Justiça e Paz da CNBB, também elogiou a atuação da OAB no tema.

Parceria institucional

Dom Leonardo Steiner também elogiou a gestão do presidente Marcus Vinicius frente à OAB. “OAB e CNBB sempre procuraram o caminho do diálogo. Não tivemos sempre de acordo em tudo, o que faz bem para nossas instituições, mas nas questões mais importantes e necessárias sim. Percorremos um caminho juntas, como na questão do financiamento de empresas nas eleições e da não diminuição da maioridade penal. O saldo é muito positivo destes três anos. Independentemente das pessoas que estejam à frente das instituições, temos que continuar o trabalho comum, para o bem do Brasil”, disse.