Presidente da Ordem participa de homenagem a ex-ministros do STJ
Brasília – Claudio Lamachia, presidente nacional da OAB, participou nesta quarta-feira (17) da homenagem do Superior Tribunal de Justiça (STJ) a magistrados que lá atuaram. Ele compôs a mesa de honra com o presidente da corte, Francisco Falcão; a subprocuradora-geral da República, Ela Wiecko; o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams; e o ministro Herman Benjamin.
Os homenageados da noite foram Evandro Gueiros Leite, Ari Pargendler, Gilson Dipp, Eliana Calmon, Luiz Fux, Teori Zavascki, Castro Meira, Arnaldo Esteves Lima, Sidnei Beneti, Francisco Peçanha Martins, Humberto Gomes de Barros e Hélio Quaglia Barbosa (os três últimos in memorian).
Para Lamachia, é imprescindível manter viva a memória de grandes nomes. “Os homenageados bem serviram à República com atuações relevantes naquele que é considerado o tribunal da cidadania brasileira. Em nome da OAB e da advocacia, externo os nossos cumprimentos”, parabenizou.
O escolhido por Francisco Falcão para falar em nome do STJ foi o ministro Herman Benjamin, que dividiu os ministros homenageados entre os que participaram da transição do antigo Tribunal Federal de Recursos (TRF) para o atual STJ, os que trabalharam para fortalecer a institucionalidade do tribunal e os constitucionalistas, que seguiram de lá para o Supremo Tribunal Federal (STF).