Mídia repercute discurso de posse do presidente Claudio Lamachia

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016 às 07:04

Brasília – A posse da nova diretoria do Conselho Federal da OAB repercutiu em todo o país, recebendo grande destaque da mídia. O discurso do presidente Claudio Lamachia propondo união dos brasileiros contra o aumento da carga tributária, a crise e a corrupção mereceu cobertura dos principais jornais e sites.

No discurso proferido em nome dos novos dirigentes, Lamachia agradeceu o apoio da advocacia e firmou o compromisso de ouvir a voz dos advogados e da sociedade brasileira. “Sendo a democracia o regime das maiorias, ela apenas pode ser exercitada a pleno se aqueles que forem escolhidos para presidir ouvirem constantemente aqueles que os escolheram. Isso prometo aos senhores: ouvi-los. O presidente nacional da OAB falará aquilo que o Conselho Federal pensa. Nada além, nada mais”, prometeu.

Em vários momentos, enfatizou a necessidade de se construir unidade para o enfrentamento à crise que o Brasil atravessa em diversas frentes. “Com união e consenso teremos o fim das ficções jurídicas, econômicas e, principalmente, institucionais. Neste sentido, de que adianta termos um dos mais formidáveis catálogos de direitos e garantias fundamentais do planeta, com assento constitucional, se vivemos em um regime de rigorosa irresponsabilidade política? Os cidadãos continuarão mendigando por seus direitos diante das autoridades que, em realidade, são seus empregados?”, indagou.

Leia nos links abaixo as reportagens dos principais jornais e sites do país sobre a posse de nova diretoria da OAB.

Valor Econômico - Na posse, novo presidente da OAB critica Dilma, Cunha e Delcídio

"Ele chamou de "sanha tributária sem limites" a tentativa de recriar a CPMF e disse que o fato é "um consumado absurdo, próprio de quem vê o povo famélico e o manda comer brioches".

Conjur - Em posse, presidente da OAB critica petrolão, eletrolão, zelotes e Cunha

"Para Lamachia, o modelo político brasileiro está paralisado “pela exposição pública de desmandos, com integrantes acuados por investigações de todo o tipo, em guerra permanente uns contra os outros e que perderam totalmente a capacidade de diálogo e, portanto, a capacidade de solver os problemas da nação”.

Folha de S.Paulo - Em posse, presidente da OAB critica Dilma e diz que país parece 'nau à deriva'

"A economia do país derrete, e a úncia coisa que se vê são autoridades tentando salvar seus próprios mandatos. Todos estão pensando em si mesmos, e ninguém pensa na nação, que mais parece uma nau à deriva."

O Globo - Novo presidente da OAB diz que Brasil é uma ‘nau à deriva’

"Quantos esquemas de corrupção. E o Congresso Nacional com algumas lideranças indelevelmente tisnadas pela marca dos mal feito e da corrupção. Pedimos imediatamente o afastamento do presidente da Câmara dos Deputados e de um senador preso e que quer voltar ao Parlamento. Um verdadeiro deboche com o cidadão."

G1 - Novo presidente da OAB diz que tentativa de recriar CPMF é 'absurdo'

"Em discurso para a categoria, Lamachia disse que a tentativa do governo revela "uma sanha tributária sem limites".

Hoje em Dia - Novo presidente da OAB critica decisão do STF e falta de diálogo do governo

"Claudio Lamachia não poupou artilharia para comentar o atual cenário político e econômico do País. Em uma só tacada, ele criticou uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autorizou a prisão de condenados em segunda instância e também chamou a falta de diálogo do governo para resolver a crise de "negação da política".

Correio do Povo - Claudio Lamachia assume OAB nacional

"Lamachia disse: “Nos colocamos à disposição das instituições de Estado e da sociedade civil organizada, para sermos os mediadores desse grandioso processo de concertação, tendo por base nossos 85 anos de impecáveis bons serviços prestados ao Brasil. Nosso partido sempre foi o Brasil, nossa ideologia sempre será a Constituição Federal. A OAB não é do governo nem da oposição, mas sim voz do cidadão. Por mais difícil que tal tarefa pareça em um primeiro momento, não desistiremos. O desafio alimenta a nossa alma”.

Jornal do Comércio - Claudio Lamachia é empossado como novo presidente da OAB

"Lamachia garante que a entidade se manterá em busca de valorização aos honorários advocatícios e da defesa intransigente das prerrogativas profissionais. "A OAB estará, mais do que nunca, atenta aos anseios da sociedade, em uma cruzada contra a corrupção e o mau uso das verbas públicas", enfatizou".

Zero Hora (Edição impressa)

"Lamachia falou em “reunificação da nação” e se impôs tarefa de “construir pontes” para que por elas transite o consenso nacional em torno de um programa social mínimo que “tire o Brasil do atoleiro. Vivemos uma crise política, moral e econômica sem precedentes, fruto das desventuras de um modelo político superado – disse."

Sul21 -  Em posse solene Lamachia conclama união contra crise, corrupção e CPMF

"No discurso proferido em nome dos novos dirigentes, Lamachia agradeceu o apoio da advocacia e firmou o compromisso de ouvir a voz dos advogados e da sociedade brasileira. Em vários momentos, enfatizou a necessidade de se construir unidade para o enfrentamento à crise que o Brasil atravessa em diversas frentes".

Olá! Serra Gaúcha - Claudio Lamachia foi eleito presidente da OAB Brasil

"Lamachia foi eleito em 31 de janeiro em chapa única, com o apoio dos presidentes das 27 seccionais da entidade e o voto de 80 conselheiros federais da OAB. A posse administrativa ocorreu em 1º de fevereiro. O advogado foi duas vezes presidente da Ordem gaúcha, entre 2007 e 2012".

Revista Expansão (RS) - Claudio Lamachia é empossado Presidente da OAB

"Cláudio Pacheco Prates Lamachia ficará a frente da entidade no triênio 2016/2019. A posse festiva aconteceu neste dia 23 de fevereiro, às 19h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães".

Espaço Vital - “A dura consequência de uma escolha equivocada é o que estamos vendo hoje no nosso país!”

Lamachia destacou que o papel da OAB é buscar uma solução para além do período eleitoral e da pauta das urnas. E textualmente afirmou que "nação é a antítese da divisão”.