OAB participa da segunda reunião para discutir o futuro da previdência

quinta-feira, 06 de outubro de 2016 às 02:44

Brasília – O presidente da Comissão Especial de Direito Previdenciário da OAB, Chico Couto, participou nesta segunda-feira (3) de reunião na sede do Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (ANFIP) para discutir propostas para o futuro da previdência social. Está foi a segunda reunião para debater o tema. A primeira foi realizada no dia 21 de setembro. A reunião contou com a participação de representantes da ANFIP, Ipea, Câmara dos Deputados, Dieese, Unicamp, UFRJ e PUC-SP, entre outros.

O objetivo da formação deste grupo é a discussão e formulação de propostas num arco de ideias para buscar soluções para os problemas do setor. As propostas deverão em seguida ser compiladas num documento final. Temas como inclusão social e mudanças paramétricas que deverão vir com a reforma da Previdência foram discutidos. A previsão é que o estudo feito por esse grupo seja terminado em dezembro, para que as formulações nele contidas possam ser debatidas quando da votação da reforma da previdência no Congresso Nacional.

“Queremos procurar mecanismos de propor uma espécie de contra reforma da Previdência, buscando mecanismos substitutivos àqueles que serão apresentados, como é o caso da idade mínima e a redução dos Benefícios de Prestação Continuada. Estamos procurando formas de minimizar o impacto para o segurado, para que a reforma não seja tão danosa a ele”, disse Couto ao final do encontro.

Segundo o presidente da Comissão Especial de Direito Previdenciário da OAB, o grupo busca alterações na base de custeio e não nos benefícios que hoje são oferecidos aos contribuintes. “Assim, a OAB e as demais entidades representativas envolvidas figuram como porta voz da sociedade brasileira. É um assunto estritamente técnico e que por isso acaba muitas vezes sendo difícil para a população acompanhar com a necessária atenção”, acrescentou Couto.