Aplicativo da OAB recebe centenas de denúncias de Caixa 2 em eleições municipais
Brasília – A Ouvidoria-Geral da OAB consolidou na última semana os dados referentes ao aplicativo desenvolvido pela Ordem para monitorar denúncias de suspeita de Caixa 2 nas eleições municipais deste ano. No total, 723 manifestações foram enviadas à ouvidoria por meio do aplicativo, 215 delas acompanhadas de mídias anexadas. Do total, 496 manifestações (68,18%) passaram pela primeira triagem da Ouvidoria, quando são visualizados elementos mínimos para o prosseguimento da denúncia.
“Conseguimos barrar o financiamento empresarial em partidos e candidatos, forçando as campanhas a serem menos midiáticas e mais propositivas. Foi de grande contribuição. Graças ao aplicativo, transformamos nossos cidadãos em fiscais eleitorais, aumentando o engajamento e dificultando ainda mais o trabalho daqueles que ainda pretendem deturpar a democracia. Voto não tem preço, tem consequência. Precisamos cada vez mais do envolvimento da sociedade brasileira e de todas as nossas instituições para assegurar eleições limpas em que prevaleça o debate de ideias e não a pirotecnia patrocinada com dinheiro ilícito”, disse o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia.
Índice de respostas
O ouvidor nacional da OAB, Elton Assis, aproveitou a consolidação dos dados referentes a denúncias de Caixa 2 eleitoral para divulgar também o resultado do índice de respostas da ouvidoria. No último trimestre, 97,9% das demandas foram respondidas e encerradas dentro do prazo de 15 dias. “O compromisso da Ouvidoria-Geral é garantir, cada vez mais, que as demandas dos usuários sejam acolhidas e tratadas individualmente de acordo com as especificidades de cada manifestação e, sobretudo no menor tempo possível”, afirmou Assis.
Também participaram da reunião o diretor-tesoureiro do Conselho Federal, Antonio Oneildo Ferreira e o presidente da seccional de Rondônia, Andrey Cavalcante.