Caravana de Prerrogativas vistoria Casa de Custódia em Teresina/PI

sexta-feira, 09 de dezembro de 2016 às 10:52

Teresina (PI) – A penitenciária Casa de Custódia recebeu a vistoria da Caravana das Prerrogativas, na tarde desta quinta-feira (08). Promovida pelo Conselho Federal da OAB e pela Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, a Caravana foi recepcionada pelo secretário de Justiça do Estado do Piauí, Daniel Oliveira.

Durante a vistoria, os integrantes da Comitiva destacaram a importância do bom convívio entre as instituições e ressaltaram o respeito às prerrogativas dos advogados como pauta primordial. “Sabemos das dificuldades e dos entraves que se apresentam no dia a dia do sistema prisional. Mas estamos aqui para fazer um diagnóstico da situação das prerrogativas dos advogados nos presídios, perante o Poder Judiciário, o Ministério Público, assim como estamos fazendo em todos os estados federativos. Ao advogado é dada a missão constitucional e precisamos exercer nossas atividades de forma plena e integral”, afirmou o vice-presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas, Cássio Teles.

A presidente da Comissão Estadual de Defesa das Prerrogativas, Roberta Oliveira, pontuou os objetivos da Caravana, ressaltando a importância da visita à uma das unidades penitenciárias do Estado. “Estamos aqui para dialogar com a Secretária de Justiça e fortalecer a parceria para trabalharmos juntos em prol de uma prestação mais hábil e célere”.

O vice-presidente da OAB-PI, Lucas Villa ressaltou que as instituições devem estar vigilantes ao que foi acordado. “Todos nós precisamos ficar atentos para saber se aquilo que foi acordado em gabinete está sendo efetivado na prática e assim trabalharmos em conjunto”, disse.

Procurador Nacional de Defesa das Prerrogativas, Charles Dias declarou que as instituições envolvidas devem estar irmanadas para encontrarem o equilíbrio da relação. “Precisamos dialogar e conhecer o centro das relações para trabalharmos unidos em prol de um bem maior”, declarou.

O membro da Comissão Nacional Diego Almeida também esteve presente, frisando a importância do respeito às prerrogativas para o pleno exercício da profissão do advogado.

O secretário Daniel Oliveira parabenizou a atuação da Caravana, entendendo a celeridade dos trabalhos prestados por ambas instituições. “Nosso objetivo aqui é de prestar um bom serviço, buscando atender a todos. Também estamos buscando melhorar o atendimento dos estabelecimentos prisionais ao preso, respeitando os direitos humanos”, frisou o secretário.

Em seguida, os integrantes da Caravana conheceram as instalações do presídio, acompanhados pelo secretário.

Também estiveram na visita os membros da Comissão Nacional Rivelino Amaral e Juliana Gortz; a procuradora estadual das Prerrogativas, Adélia Dantas; a presidente da Comissão de Direito Penitenciário, Lina Brandão; o presidente da Associação dos Advogados Criminalista dos Piauí, Aroldo Vasconcelos; o presidente da Subseção da OAB em Piripiri, Mauro Benício Júnior; a integrante da Comissão Estadual de Defesa das Prerrogativas e ouvidora auxiliar da OAB-PI, Sarah Ohana e o subsecretário de Justiça do Piauí, Carlos Edilson.

Com informações da OAB-PI