Presidente nacional da OAB participa de reunião administrativa de dirigentes da OAB-SP

terça-feira, 29 de janeiro de 2019 às 11:34

Brasília - O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, participou nesta segunda-feira (29) da reunião administrativa da gestão 2019/2021, da seccional paulista da entidade.

Lamachia, que relembrou que o Brasil vive tempos desafiadores e a advocacia tem papel fundamental na garantia do Estado Democrático de Direito. Nesse contexto, advogados e advogadas da capital e do interior devem estar juntos, participando do fortalecimento da instituição. Citou em sua fala as vitórias da advocacia e lutas que devem continuar – a exemplo da defesa intransigente das prerrogativas: “Desejo à nova administração, aos eleitos e reeleitos, uma gestão profícua, sempre tendo em mente que a nossa profissão é belíssima, por defender a dignidade”.

Os diretores da Ordem e da CAASP apresentaram diretrizes da nova gestão à plateia formada por presidentes de Subseções, conselheiros federais e estaduais da entidade. Descentralização, qualidade, autonomia, transparência e meritocracia são pilares defendidos pelos líderes da classe. Com apenas 16 dias de gestão, uma importante iniciativa em linha com esses propósitos foi o lançamento do Portal da Transparência da entidade.

“Pretendemos, juntos, construir uma nova página na história da nossa instituição: será um período em que todos possam efetivamente participar, reconhecendo respectivas competências, vontades e, evidentemente, de modo a contribuirmos com os trabalhos tanto nas Subseções quanto na Secional”, abriu os trabalhos Caio Augusto Silva dos Santos, presidente da OAB SP. Em seguida, destacou que, para que o objetivo de uma Ordem plural seja alcançada, a tolerância é fundamental. “Nós vamos precisar ser muito tolerantes porque, à medida que todos pretendemos tomar muitas iniciativas juntos, haverá situações em que as vontades individuais talvez não alcancem os respectivos objetivos e pretensões”, observou. “Mas como lideranças que todos somos, vamos buscar juntos caminho coletivo e de união”.

O vice-presidente da Secional, Ricardo de Toledo Santos Filho, destacou atribuições de seu gabinete. Entre elas, está acompanhar de perto reivindicações locais junto a autoridades. “Os presidentes de Subseções terão demandas a autoridades judiciárias, dos poderes Legislativo, Executivo, nas esferas municipal e estadual. É papel da Secional estar ao lado dos dirigentes e fazer com que nossos esforços conjuntos busquem melhorias que a advocacia e a cidadania tanto demandam”, afirmou. “Não podemos esquecer que nós, enquanto agentes de transformação social, temos um papel fundamental no cotidiano das pessoas”. Destacou, ainda, que é papel da vice-presidência dar ênfase à descentralização e autonomia de núcleos ligados ao gabinete, a exemplo das estruturas regionais da ESA.

“Precisamos tornar a ESA uma escola de referência nacional. Abrir espaço para distribuir o saber é algo que nos é muito caro”. Ademais, o vice-presidente ressaltou ser importante o compartilhamento de receitas excedentes com as Subseções. “Isso faz com que cada presidente seja um agente de incentivo à cultura e à formação jurídica”. Reforçou a preocupação da atual diretoria com a implantação de comissões temáticas com foco na meritocracia de seus condutores e nunca no compadrio. O dirigente encerrou o pronunciamento destacando o Portal da Transparência, projeto que desenvolveu quando ocupou a Tesouraria da OAB SP. 

Eficiência

Em seguida, a diretora-tesoureira da gestão 2019/2021, Raquel Preto, informou aos presentes que o departamento preparou material especial, com dicas sobre Tesouraria. “Muitos dos senhores já são experientes gestores de Ordem, porém acredito que sempre podemos melhorar e o objetivo é sermos mais eficientes na geração de receitas. Quanto mais saudável financeiramente for a OAB SP melhor será para nossas ações locais e globais”, afirmou. O material contém dicas relacionadas a controles como cronologia de pagamentos, relacionamento com fornecedores, negociação com bancos, entre outros.

A advogada informou que haverá iniciativas para o empoderamento financeiro das Subseções e que o primeiro deles teve início no último dia 25 de janeiro, visando automatizar a transferência de fluxos financeiros. “É preciso, ademais, dar atenção às regras de controle patrimonial e forneceremos treinamentos relacionados ao tema na capital e locais quando necessário”. A dirigente destacou ainda que a Tesouraria estuda atuar com mais agilidade na cobrança de inadimplentes. “Vamos pautar as ações pela transparência inovação, criatividade e eficiência máximas. O objetivo será reter, otimizar e gerar valor para todos os nossos projetos ações e iniciativas”, finalizou.

Já o secretário-geral, Aislan de Queiroga Trigo, deu ênfase à continuidade do trabalho iniciado à época que presidia a Comissão de Assistência Judiciária, quando fazia visitas às Subseções. “Temos o compromisso de participar das reuniões periódicas dos Colégios de Presidentes para buscar entender as necessidades locais, pois cada região tem suas particularidades”. Em linha com os colegas, Margarete de Cássia Lopes, secretária-geral adjunta, defendeu maior aproximação ainda entre dirigentes da capital e interior. “Aos presidentes de Subseções posso dizer que o oitavo andar é o seu andar. Nossas portas estão abertas aos pleitos e sugestões”, acentuou destacando que a sua diretoria tem em meio às atribuições as áreas relacionadas a sistema de qualidade e departamento jurídico.   

CAASP

O presidente da Caixa de Assistência da advocacia paulista, Luís Ricardo Vasques Davanzo, apresentou os nove diretores que compõem a equipe, além de listar mudanças necessárias em áreas como farmácia, médica, odontológica e livraria. “Não vai haver retrocesso, mas avanços. Priorizamos administração responsável do ponto de vista administrativo e financeiro e por isso contamos com cada um dos senhores”, disse.

Segundo o advogado, entre os dez diretores da CAASP, todos reúnem trajetória na OAB SP, seja em direção de Subseções, no Conselho Secional e/ou em comissões setoriais. A vice-presidência será conduzida por Aline Silva Fávero, com apoio de Raquel Tamassia Marques, Pasta cujas atribuições somam a gestão das farmácias, rede de odontologia e médica.

O secretário-geral, Antônio Ricardo Miranda Júnior, destacou o objetivo de ampliar benefícios e serviços em linha com o compromisso da gestão, de melhoria administrativa. Já a secretária-geral adjunta Paula Fernandes, com apoio da diretora Andréa Regina Gomes, é responsável pelos benefícios e ações sociais da CAASP. Andréa e Raquel informaram que estarão de plantão durante as reuniões mensais do conselho Secional na sede institucional. Integra o time da Caixa o advogado Roberto de Souza Araújo.

Já a tesouraria está a cargo de Rodrigo Canelas, que conta com o suporte de Leandro Caldeira Nava (clube de serviços) e Thais Kourrouski (engenharia, assessoria e obras). “Nossa gestão vai ser pautada pelo binômio eficiência e austeridade. Ou seja, as portas estarão abertas para números e principalmente para os resultados”, finalizou.