Diretores-Tesoureiros da OAB debatem transparência e controle

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022 às 07:57

Diretores-Tesoureiros de todo o sistema OAB se reuniram na última semana, de forma virtual, para debater as diretrizes e discutir medidas de aprimoramento de gestão financeira e contábil. O encontro foi convocado pelo diretor-tesoureiro da OAB Nacional, Leonardo Campos, e contou com a participação dos tesoureiros de todas as seccionais da Ordem. A reunião serviu ainda para a apresentação dos responsáveis pela gestão financeiro contábil do Conselho Federal e das seccionais.

Leonardo Campos fez a abertura dos trabalhos, apresentando a equipe da tesouraria nacional e comunicando ainda diversas diretrizes da nova gestão. O objetivo da medida é abrir um diálogo com as seccionais e buscar a evolução de todo o sistema financeiro contábil da Ordem. Leonardo Campos fez questão de frisar a importância de os tesoureiros buscarem aprimorar, cada vez mais, normas internas, unificar sistemas contábeis e financeiros com o Conselho Federal e aperfeiçoar os portais de transparência.

O diretor-tesoureiro da OAB Nacional ressaltou a importância da prestação de contas para a advocacia e para sociedade, que confia na Ordem como um exemplo a ser seguido. “É preciso ter um cuidado especial, até mesmo de descer em minúcias, nas nossas prestações de contas. Precisamos demonstrar, primeiro aos advogados e advogadas, nossos destinatários finais, que nosso controle é eficiente. Precisamos sempre demonstrar zelo e transparência com a aplicação dos recursos da advocacia brasileira. A contabilidade, a melhora na qualidade dos gastos e dos sistemas operacionais são formas de realizarmos esse trabalho”, afirmou Leonardo Campos.

O encontro contou ainda com a participação de secretária-geral adjunta e corregedora nacional da OAB, Milena Gama, que destacou a importância da troca de experiência entre as seccionais para o aperfeiçoamento de todo o sistema. “Esses encontros são de grande importância, para que se possa entender e discutir as particularidades de cada seccional, assim como traçar o norte e as diretrizes da nova gestão. Parabenizo o diretor-tesoureiro, Leonardo Campos, pela iniciativa e pela preocupação com esse tema logo no início da gestão”, afirmou.