OAB Nacional participa da posse de ministros do TST
O Conselheiro Decano da OAB Nacional e também presidente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (Fida), Felipe Sarmento, representou o presidente da OAB, Beto Simonetti, em solenidade de posse no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Foi empossado o desembargador Sergio Pinto Martins, do TRT 2ª Região, bem como ratificadas as posses dos ministros Morgana Richa, Amaury Rodrigues e Alberto Balazeiro, que já haviam sido empossados de forma administrativa durante a pandemia.
Sarmento congratulou os empossados e salientou a importância de a advocacia continuar a ser valorizada no âmbito da Justiça do Trabalho. “Parabenizo a nova ministra e os novos ministros do Tribunal da Justiça Social. A OAB defende o fortalecimento da Justiça do Trabalho - que teve um papel fundamente no período pandêmico - e vem chamando a atenção para o risco que representa à cidadania o fechamento de varas trabalhistas. Além de celebrar a chegada de novos ilustres julgadores, este ato festivo é também uma oportunidade de reforçarmos nossa posição e enfatizarmos a necessidade permanente de respeito às prerrogativas da advocacia na Justiça do Trabalho”, afirmou o conselheiro decano da OAB Nacional.
Entre outras autoridades, participaram da solenidade o presidente da República, Jair Bolsonaro; o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; o procurador-geral da República, Augusto Aras; o presidente do TST, Emmanoel Pereira; os ministros do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin e Alexandre de Moraes; os ministros de Estado Ciro Nogueira (Casa Civil) e Anderson Torres (Justiça e Segurança Pública).