Presidente do FIDA recebe título de cidadão alagoano

segunda-feira, 22 de agosto de 2022 às 08:56

O presidente do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Beto Simonetti, participou na tarde desta segunda-feira (22/8) da cerimônia de homenagem ao presidente do conselho gestor do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), Felipe Sarmento. Sarmento recebeu o título de cidadão alagoano, em solenidade realizada na Assembleia Legislativa do estado, em Maceió.

“Hoje é dia de festa. De comemorar a vida e também a carreira dedicada a toda advocacia nacional. Hoje, eu prefiro abandonar a frieza do discurso que eu trouxe impresso. E falar de coração é o que a gente sabe fazer”, saudou o presidente nacional da OAB.

“O Felipe não precisa mais provar nada para ninguém em relação aos grandes feitos e contributos dele à advocacia brasileira e, sobretudo, à alagoana, sendo por muitos anos conselheiro federal por este estado”, afirmou. “Gostaria de agradecê-lo por todas as entregas que já fez à advocacia brasileira. Uma das melhores experiências da minha vida é viver permanentemente tendo o convívio do Felipe."

"Viva Felipe Sarmento, viva a advocacia de Alagoas, viva a advocacia brasileira”, celebrou Simonetti, ao final do discurso.

Baiano de nascimento, alagoano de sangue e coração

Num discurso de agradecimento cheio de emoção, o conselheiro federal por Alagoas e decano da OAB agradeceu pelo momento e se declarou ao estado de Alagoas, onde chegou em 19 de janeiro de 1999. “Hoje é um dia de grande júbilo pra mim, me tornar alagoano de papel passado. Há muito tempo quem me conhece sabe que me apresento, inclusive em redes sociais, como baiano de nascimento e alagoano de sangue e de coração”, afirmou.

Sarmento detém uma trajetória longa de trabalhos em prol da advocacia. Eleito conselheiro federal por seis mandatos consecutivos (nos triênios 2007-2009, 2010-2012, 2013-2015, 2016-2018, 2019-2021 e 2022-2025), foi secretário-geral da OAB Nacional entre 2016 e 2018. Antes da atual gestão, foi responsável pela verba destinada a investimentos nas diversas seccionais da OAB, entre 2013 e 2021. Atuou, ainda, como coordenador nacional do Exame de Ordem Unificado da OAB e presidiu o Selo OAB Recomenda, que avalia a qualidade de todos os cursos jurídicos do país. E também foi o representante da OAB no Conselho da Justiça Federal entre 2016 e 2018. 

Participaram da cerimônia a mãe do homenageado, Rosa Sarmento, o vice-presidente nacional da OAB, Rafael Horn; o procurador nacional de Defesa das Prerrogativas, Alex Sarkis; a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Cristiane Damasceno; o coordenador de Comunicação da OAB Nacional, Thiago Diaz; o presidente da OAB-AL, Vagner Paes, e a vice-presidente da OAB-AL, Natália Von Sohsten; o presidente da Assembleia Legislativa do estado de Alagoas, Marcelo Victor; o deputado estadual Silvio Camelo; os desembargadores da Justiça Federal Paulo Machado Cordeiro e Rubens de Mendonça; o desembargador Fabio Ferrari; e o deputado federal Sérgio Toledo.