Biografia do primeiro procurador-geral de Justiça do Acre é lançada no CFOAB
A biografia do primeiro procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Acre (MPAC) foi lançada nesta terça-feira (25), na sede do Conselho Federal da OAB. A obra intitulada “Lourival Marques: voltei e vim para servir” foi escrita pela viúva de Lourival Marques, Edir Figueira Marques.
Marques, que morreu há 10 anos, ajudou a criar o estado do Acre, a 1ª Constituição Estadual e a Universidade Federal do Acre (UFAC). Ingressou na magistratura em 1964 e, mais tarde, esteve à frente da Corte acreana de 1981 a 1982 como desembargador.
De acordo com a professora Edir Marques, a ideia de escrever a obra surgiu durante conversas com o desembargador ainda em vida. “É um exemplo de superação, de realização e, ao mesmo tempo, de muita humildade, de muito humanismo e de justiça social. Lourival olhava para as pessoas procurando o lado bom delas. Ele foi juiz criminal durante muito tempo e fazia de tudo para não condenar. Era mais um advogado do que um juiz, porque ele queria ver as pessoas no seu interior, o que causava aquelas atitudes e o porquê, para encontrar uma justificativa e um perdão”, contou a escritora.
Para ela, o livro serve de exemplo para muitos advogados, estudantes de Direito e todos os interessados na área.