OAB discute o papel da ONU na governança global da inteligência artificial durante encontro virtual

quinta-feira, 14 de novembro de 2024 às 04:38

As Comissões Especiais de Direito Digital, Inteligência Artificial e Proteção de Dados do Conselho Federal se uniram ao Observatório Nacional de Cibersegurança, Inteligência Artificial e Proteção de Dados da OAB para promover o evento virtual Governança Global da Inteligência Artificial: o papel da ONU. O fórum on-line será transmitido pelo canal do CFOAB no YouTube no dia 26 de novembro, das 14h às 15h30. 

O encontro virtual contará com a aula magna da assessora especial da Presidência da República, Estela Aranha. Na ocasião, a advogada, que é reconhecida como uma das principais referências do tema no país, compartilhará sua experiência internacional e discutirá o recente documento sobre governança da inteligência artificial produzido pela ONU, com abordagem sobre aspectos como as tendências e desafios globais na regulamentação e aplicação da tecnologia.

De acordo com a presidente da Comissão Especial de Direito Digital, Laura Schertel, é fundamental refletir sobre a governança global da inteligência artificial, tendo em vista a  natureza “transfronteiriça da tecnologia”, assim como a necessidade de se debater a distribuição mais igualitária dos benefícios da IA entre os países.

“O papel da ONU para uma governança global da inteligência artificial é de extrema importância para incentivar, coordenar e acompanhar o déficit de regulação de normas e instituições globais para a gestão do uso da IA. As Nações Unidas podem contribuir especialmente pela experiência que possuem em gestão de crises ao redor do mundo. O objetivo é atuar de forma harmoniosa no respeito às garantias e direitos dos cidadãos e de forma ordeira com os poderes instituídos fazendo a gestão da inteligência artificial”, afirmou o presidente da Comissão Especial de Inteligência Artificial, Adwardys Vinhal.

Quem acompanhar o evento receberá certificado de participação em uma hora e meia, a título de atividade complementar.

Saiba mais e inscreva-se