OAB debate inovações, ética e bem-estar na carreira jurídica durante encontro sobre advocacia multiportas
A Comissão Especial da Advocacia Multiportas do Conselho Federal da OAB promoveu, nesta terça-feira (26/11), o evento on-line "Advocacia Multiportas: inovações, ética e bem-estar na carreira jurídica". A mesa de debate virtual foi transmitida pelo canal oficial do CFOAB no YouTube e contou com a presença de mais de duas mil pessoas.
Com a condução da presidente da Comissão, Eunice Schlieck, o encontro debateu, entre outros temas, a importância de que a advocacia se adapte ao crescente uso da inteligência artificial (IA) e amplie seu escopo de atuação para fortalecer a dignidade e o seu lugar na sociedade.
"Estamos vivendo um momento em que o papel do advogado está em plena transformação. O avanço da inteligência artificial e das novas tecnologias nos desafia a buscar formas de atuação que não apenas atendam as necessidades do presente, mas que também preservem a essência ética e humana na nossa profissão", afirmou Schlieck na abertura do debate.
Os participantes tiveram a oportunidade de assistir a painéis sobre inteligência artificial; saúde mental e bem-estar na advocacia; marketing jurídico e posicionamento na carreira; e como precificar honorários, fazer audiências e atender clientes para fechar contratos. Wdson Pyerre Soares Silva, vice-presidente da Comissão, falou sobre a potencialização da advocacia com a postura sistêmica.
O presidente da Coordenação de Inovação e Tecnologia do Observatório Nacional de Cibersegurança, Inteligência Artificial e Proteção de Dados do CFOAB, Paulo Brincas, comandou um dos painéis do evento com o tema “Prováveis Impactos da IA no Direito”. Segundo ele, é importante que a advocacia esteja preparada para a aplicação da inteligência artificial na advocacia. “IA não é apenas uma tecnologia. O poder dela é muito maior do que isso. Ela é capaz de mudar a nossa maneira de ver o mundo. Mudar a nossa maneira de ver o mundo, a nossa forma de nos organizar em sociedade”, ressaltou.
O evento ainda contou com a participação da psicóloga Cristiane Timm Lima. Em sua palestra, a especialista trouxe experiências de casos de tratamentos da saúde mental dos profissionais da área. Além da participação de advogados e advogadas membros de comissões da Ordem, de diversas seccionais, expondo os desafios do mercado de trabalho.