Coragem, ética e determinação transformam realidades, diz Simonetti em evento na CLDF

terça-feira, 03 de dezembro de 2024 às 09:33

O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, participou nesta terça-feira (3/12) de solenidade na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) que concedeu o título de cidadão benemérito de Brasília ao presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior, e de cidadão honorário de Brasília ao seu pai, o advogado Délio Lins e Silva.

Vocês sonharam grande para a advocacia do Distrito Federal, e seu trabalho provou que a realidade pode ser transformada com coragem, ética e determinação”, ressaltou Simonetti sobre os homenageados. 

Ele ainda enalteceu a trajetória do presidente da seccional do Distrito Federal, afirmando que, não por acaso, a OAB-DF é referência nacional em diversas frentes, e sua liderança foi essencial para isso. “Sua atuação em comissões fundamentais, como as de Apoio ao Advogado Iniciante e de Direitos Humanos, exemplifica um compromisso com a valorização da classe e a defesa de nossas prerrogativas", destacou.

“Em 2010, ao propor a criação do piso salarial da advocacia no DF, mostrou visão de futuro e sensibilidade às demandas de uma profissão que exerce um múnus público indispensável à administração da Justiça, como define a Constituição Federal”, complementou o presidente nacional da OAB.

Segundo Beto Simonetti, Délio Lins e Silva Júnior é inclusivo, plural, independente e referência no exercício da cidadania, o que “reflete a essência do que significa ser advogado e advogada em um país democrático”.

Também prestigiaram a homenagem o conselheiro federal e presidente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), Felipe Sarmento; o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas; e a vice-presidente da OAB-DF, Lenda Tariana.

Homenagem

Os autores da iniciativa são a deputada Paula Belmonte (Cidadania) e o ex-deputado Cláudio Abrantes – atual secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

A cidadania benemérita é uma homenagem concedida pelos deputados distritais a pessoas que nasceram em Brasília, e a cidadania honorária, a moradores da cidade que nasceram em outras localidades. Em ambos os casos, o título é concedido àqueles que praticaram atos de relevante interesse social em favor da população da capital.

Os homenageados, segundo a parlamentar, são advogados respeitados e atuantes no DF, e reconhecidos por suas trajetórias no meio jurídico e pelo engajamento em diversas iniciativas sociais e comunitárias.

Natural de Recife (PE), Délio Lins e Silva formou-se em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB) em 1977 e, desde então, construiu sólida carreira na capital, além de ter exercido diversos cargos, como o de diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Por sua vez, o advogado criminalista Délio Lins e Silva Júnior nasceu em Brasília em 30 de novembro de 1976. Cursou Direito no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), onde gradou-se em 2000. É pós-graduado em Direito Penal Econômico e mestre em Ciências Jurídico-Criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal). Foi professor universitário e é autor de várias obras em sua área de atuação. Foi eleito presidente da seccional da OAB no DF por duas vezes. Na entidade, Délio participou de duas comissões: a de Apoio ao Advogado Iniciante e a de Direitos Humanos.