Marcello Terto e Ulisses Rabaneda, representantes da advocacia, tomam posse no CNJ

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025 às 02:31

A presença da advocacia no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foi fortalecida nesta terça-feira (11/2) com a posse dos conselheiros indicados pelo Conselho Federal da OAB. Marcello Terto, reconduzido ao cargo, e Ulisses Rabaneda assumem as vagas destinadas à classe pelos próximos dois anos. Na solenidade, que antecedeu a 1ª Sessão Ordinária de 2025, o presidente da Ordem, Beto Simonetti, destacou a competência dos conselheiros.

“Marcello Terto, que retorna ao CNJ após uma notável atuação em seu primeiro mandato, traz consigo uma experiência valiosa para contribuir com o aprimoramento institucional do Conselho. Já Ulisses Rabaneda, com sua sólida trajetória na advocacia e na Justiça Eleitoral, certamente agregará ao CNJ sua experiência e visão em prol de um Judiciário mais acessível e eficiente”, disse Simonetti.

Em mensagem de boas-vindas aos conselheiros, o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, ressaltou os currículos e as trajetórias profissionais dos novos membros.

Recém-empossados

Na ocasião, ambos os conselheiros afirmaram seus compromissos de atuação na defesa das prerrogativas da advocacia, que, conforme frisaram, não representam privilégios, mas instrumentos indispensáveis para que os cidadãos tenham assegurado o pleno acesso à Justiça.

"Não se trata apenas de defender os interesses e prerrogativas da advocacia, trata-se, acima de tudo, de defender a cidadania, o jurisdicionado, a quem se destina o trabalho de todo este sistema que denominamos de Justiça", afirmou Terto, em seu discurso.

"Sem uma advocacia livre, independente e respeitada, não há Estado Democrático de Direito", afirmou Rabaneda, elencando a prerrogativa de acesso aos autos, a sustentação oral de maneira síncrona e a remuneração digna, entre outras garantias da classe a serem preservadas.

A cerimônia também deu lugar ao lançamento das comemorações dos 20 anos do CNJ, celebrados no dia 14 de junho. 

Estavam presentes no evento a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Daniela Teixeira; o corregedor-nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell; o diretor-tesoureiro do CFOAB, Délio Lins e Silva Júnior; o procurador nacional de Defesa das Prerrogativas da Ordem, Alex Sarkis; o procurador-geral do CFOAB, Sergio Rodrigues Leonardo; e os conselheiros federais Rafael Horn, Marcos Vinicius Jardim, Valdetário Monteiro, Silvia Souza, Mansour Elias Karmouch, Aldo de Medeiros Lima Filho, Marco Aurélio Choy e Alessandro Uchôa, além do ex-diretor-tesoureiro Leonardo Campos.

Também participaram os presidentes das seccionais OAB-AC, Rodrigo Aiache Cordeiro; OAB-AL, Vagner Paes, e a vice-presidente, Cláudia Lopes Medeiros; OAB-AM, Jean Cleuter Mendonça; OAB-BA, Daniela Borges; OAB-DF, Paulo Maurício Braz Siqueira (Poli); OAB-GO, Rafael Lara Martins; OAB-MA, Kaio Vyctor Saraiva Cruz; OAB-MT, Gisela Alves Cardoso; OAB-MS, Bitto Pereira; OAB-MG, Gustavo Chalfun; OAB-PA, Sávio Barreto; OAB-PB, Harrison Targino; OAB-PR, Luiz Fernando Casagrande; OAB-PE, Ingrid Zanella; OAB-PI, Raimundo Júnior; OAB-RN, Carlos Kelsen; OAB-RS, Leonardo Lamachia; OAB-SP, Leonardo Sica; OAB-SE, Danniel Costa; e OAB-TO, Gedeon Batista Pitaluga Junior. 

Confira todas as fotos no Flickr da OAB

Matérias relacionadas:

Indicados pela OAB para o CNJ são nomeados

Conselho Pleno da OAB define indicados às vagas do CNJ para biênio 2024-2026