OAB-GO promove debate sobre Exame de Ordem na sexta-feira
Goiânia, 25/04/2006 - A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Goiás realiza na próxima sexta-feira (28), por meio de sua Escola Superior de Advocacia (ESA), o I Fórum de Debates sobre Exame de Ordem, destinado a acadêmicos de Direito. O evento acontecerá das 8h às 18h no plenário da sede da OAB de Goiás e reunirá representantes de faculdades de Direito de Goiânia e do interior. Entre os palestrantes convidados, está o conselheiro federal da OAB pelo Ceará, Paulo Quezado.
O Exame de Ordem, instituído pela lei 8.906/94, artigo 8º, inciso IV (Estatuto da Advocacia e da OAB), serve como avaliação final para o bacharel em Direito, chancelando aqueles que estão aptos ou não a representar os direitos dos cidadãos. "É preciso ter conhecimento que o curso de Direito não forma advogados, assim como não forma juízes, promotores de justiça, delegados ou procuradores. O curso de Direito forma bacharéis que, se quiserem ser juízes, ou ingressar no Ministério Público, se quiserem integrar os quadros da Polícia Civil como delegados, devem se submeter a prévios concursos públicos", afirmou o presidente da OAB-GO, Miguel Cançado. "Da mesma forma, se quiserem advogar, também devem se submeter ao Exame de Ordem".
"O Exame de Ordem é de absoluta importância para a sociedade de modo geral, porque serve para garantir que os bacharéis nele aprovados têm suficiência técnica para iniciar a advocacia", afirma o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da Seccional, Eládio Amorim Mesquita.