Britto abre Conferência exaltando Constituição e condenando tortura
Natal (RN), 11/11/2008 - Com o auditório do Centro de Convenções de Natal completamente lotado, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, abriu hoje (11), às 20h, a XX Conferência Nacional dos Advogados, cujo tema central é "Estado Democrático de Direito x Estado Policial - Dilemas e Desafios de duas Décadas de Constituição". Ao declarar aberta a Conferência, Britto deu vivas à Constituição e à democraciae, numa alusão à luta da OAB pela punição do crime de tortura,afirmou que a sociedade quer a anistia, mas não " a tortura e a amnésia".
A abertura da XX Conferência contou com participação de toda a diretoria do Conselho Federal da OAB - o vice-presidente Vladimir Rossi Lourenço, a secretária-geral Cléa Carpi da Rocha, o secretário-geral adjunto Alberto Zacharias Toron e o diretor tesoureiro Ophir Cavalcante Junior. Também presentes, os 27 presidentes das Seccionais da OAB nos Estados e Distrito Federal, os conselheiros federais da entidade e os principais constitucionalistas brasileiros - Paulo Bonavides, Fábio Konder Comparato, Celso Antonio Bandeira de Mello e José Afonso da Silva.
Os cerca de cincomil advogados e estudantes de Direito inscritos para os cinco dias do evento, que lotaram o auditório, acompanharam atentamente a abertura e aplaudiram de pé a declaração inaugural do evento feita pelo presidente nacional da OAB.
A seguir, a íntegra da declaração do presidente nacional da OAB, abrindo a XX Conferência Nacional da entidade:
"Essa é Natal, a nova capital da advocacia brasileira. Essa é a OAB. Não temos dúvida: conquistamos a Constituição Federal. Não temos dúvida de que lado estamos. Queremos anistia. Tortura e amnésia, não. Queremos liberdade. Ditadura, não. Queremos igualdade. Especulação financeira, não. Queremos fraternidade. Desigualdade, abandono e preconceito, não. Declaro aberta a XX Conferência Nacional dos Advogados. Viva o Brasil! Viva a democracia! Viva a Constituição Federal!"