OAB-CE pede a instalação de scanners corporais em presídios cearenses
Fortaleza (CE), 24/01/2009 - O secretário da Justiça do Ceará, Marcos Cals, recebeu ofício encaminhado pela Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Estado, por meio qual a entidade pede que sejam instalados nos presídios cearenses scanners corporais - equipamentos capazes de substituir a anacrônica e indigna revista íntima dos visitantes dos detentos.
No documento, o presidente da OAB-CE, Hélio Leitão, e o presidente da Comissão de Direitos Humanos da entidade, João Ricardo Franco Vieira, afirmam que é de conhecimento público que os métodos utilizados na revista íntima em familiares nos presídios são vexatórios e constrangem os visitantes e os próprios agentes penitenciários, violando, a intimidade, a honra e a imagem dos visitantes.
A OAB-CE argumenta que outros Estados, como São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Amazonas, já estão concluindo os processos de implantação de scanners corporais nas penitenciárias. "É uma forma de compatibilizar a questão do respeito às pessoas com a da segurança pública", explica Hélio Leitão.