Conciliação de Precatórios do DF paga maior dívida de sua história: R$ 8 milhões
Brasília, 19/02/2009 - A Coordenadoria de Conciliação de Precatórios do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) pagou o precatório de maior valor da história do órgão, até então: R$ 8.136.509,20 (oito milhões, cento e trinta e seis mil, quinhentos e nove reais e vinte centavos). A sala da Coordenadoria, no Fórum do Núcleo Bandeirante (DF), ficou pequena para reunir os 90 credores beneficiados com o pagamento, que aguardavam a quitação desde 1995 (ano do precatório).
A ação dizia respeito a diárias de integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do RJ que vieram a Brasília no início da implantação da capital federal, para ajudar a estruturar a corporação local. O pagamento do precatório só foi possível devido à disponibilização de recursos provenientes de convênio firmado entre o TJDFT e o Governo do DF, em setembro de 2006, que previa o repasse de valores para a quitação dessas dívidas.
O Coordenador da Conciliação de Precatórios, Juiz Lizandro Garcia, comemorou o pagamento da dívida, uma vez que viabilizará o adimplemento de outros tantos precatórios, ainda no decorrer deste ano. Isto porque devido ao elevado valor da ação, e da rigorosa ordem de precedência que deve ser obedecida, a ação impedia o pagamento de outros precatórios, cujos credores também aguardam ansiosamente pelo recebimento.