OAB recebe hoje delegação para tratar do caso dos Cinco Heróis Cubanos
Brasília, 29/06/2011 - A presidente em exercício do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Márcia Regina Machado Melaré, e o presidente da Comissão de Relações Internacionais da entidade, Cezar Britto, receberão hoje (29), a partir das 17h, delegação que acompanha o caso dos Cinco Cubanos, conhecidos em seu país por "los Cinco Herois". Integram a delegação que requereu a audiência ao Conselho Federal o embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Zamora; a deputada Kenya Serrano, que preside o Instituto Cubano de Amistad con los Pueblos; a deputada Magali Llort, deputada e mãe de um dos cubanos presos, Fernando González, entre outros.
Cezar Britto acompanhou de perto várias etapas do julgamento do caso dos cinco cubanos, tendo presenciado em Atlanta, em setembro de 2007, o processo de apelação apreciado pela Corte daquela cidade. Os cinco cubanos - Antonio Guerrero, Fernando González, Gerardo Hernández, Ramón Labañino e René González - estão presos desde setembro de 1998, condenados por espionagem e conspiração contra o governo norte-americano, tendo alguns recebido pena de prisão perpétua.
A defesa dos jovens sustentou que eles apenas monitoravam grupos terroristas em Miami, considerado o principal centro de agressões contra Cuba, quando foram presos. No entanto, o Judiciário de Miami, após sete meses de julgamento - do qual se suspeita ter sido recheado de irregularidades - condenou os jovens por espionagem e conspiração.