OAB Nacional lança no Piauí a Campanha pela Dignidade dos Honorários
Teresina (PI) - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado, lançou nesta sexta-feira (07) na Seccional da OAB do Piauí a Campanha Nacional pela Dignidade dos Honorários, que tem como principal slogan “Honorários Dignos: uma Questão de Justiça”. O lançamento contou com a presença do presidente da OAB-PI, Willian Guimarães, de toda a diretoria da entidade, dirigentes de Subseções, conselheiros estaduais e federais e diversos advogados. “Essa não é uma causa individual, de cada advogado; é uma demanda coletiva, que diz respeito à sobrevivência de toda a classe, uma luta contra o aviltamento de honorários que atinge não só o advogado, mas a cidadania brasileira", sustentou o presidente nacional da OAB ao definir a Campanha.
“Os honorários são a justa remuneração do advogado e representam a retribuição pelo trabalho realizado por um agente indispensável à administração da Justiça, não remunerado pelo Estado”, ressaltou Marcus Vinicius Furtado a respeito da Campanha, que deverá percorrer todo o País. Ele destacou também que o espírito da Campanha Nacional pela Dignidade dos Honorários está inteiramente em sintonia com o principal lema de sua gestão, iniciada em fevereiro último, qual seja, “Avogado valorizado, cidadão respeitado”.
Durante o ato na Seccional, o presidente da OAB-PI assinalou que a campanha, entre outros pontos, se destina sobretudo a enfatizar para a sociedade a importância de honorários dignos para o advogado e, em consequência, para o cidadão. “Os honorários são a maneira por meio da qual os advogados conseguem sobreviver, e sem um advogado que consiga atuar com dignidade, é o cidadão quem sai prejudicado; parte-se do pressuposto que esse profissional tem direito à percepção de honorários dignos para que possa bem representar a sociedade brasileira”, afirmou.
Willian Guimarães frisou também a importância de disseminação da campanha pelo País, envolvendo o Judiciário e a sociedade brasileira. “O presidente Marcus Vinicius está à frente de uma verdadeira caravana, percorrendo todos os estados da Federação, levando não apenas para a advocacia, mas para a magistratura e a própria sociedade, a importância da valorização dos honorários sucumbenciais dos advogados, o que é fundamental para se criar e sedimentar uma conscientização nesse sentido”, observou o presidente da OAB-PI.
Após o lançamento da Campanha, o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado, proferiu aula magna em centro universitário local, tendo como tema “As perspectivas do Novo Código de Processo Civil”.