Concad condecora membro honorário vitalício com Medalha Maurício Montanha
O membro honorário vitalício do CFOAB, Claudio Lamachia, recebeu na segunda-feira (11/12), a Medalha Maurício Montanha reestilizada, a maior honraria outorgada pela Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad) pelos relevantes serviços prestados às Caixas de Assistência. Lamachia já havia recebido a comenda em 2018. Nesta ocasião, além da medalha, foi novamente homenageado.
O vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn, ressaltou que é um “justo reconhecimento que se faz daqueles que inspiram gerações de líderes de Ordem”. “Claudio é a nossa grande liderança na região sul. Quando tenho alguma dúvida, sempre me socorro a ele, por seu conhecimento, seu carinho, seu afeto”, disse Horn.
“Tem pessoas na Ordem que merecem mais de uma homenagem. E merecem que as homenagens sigam sendo reafirmadas. Quando refizemos o design da medalha, concluímos que o presidente Claudio Lamachia é uma dessas pessoas”, afirmou o coordenador da Concad, Eduardo Uchôa Athayde.
Lamachia relembrou da sua trajetória, reiterou a importância das caixas de assistência e brincou: “Ainda vou me candidatar para concorrer à direção de uma caixa de assistência”. Por fim, agradeceu pela comenda. “Se dizem que gratidão é a memória do coração, eu digo que gratidão é dívida que não prescreve”, destacou.
O presidente da OAB-RS e irmão de Claudio, Leonardo Lamachia, também participou da solenidade. “Exemplo de homem, exemplo de advogado, fiador dos melhores e mais elevados princípios oriundos da nossa família, e do nosso pai, que já nos deixou. Fonte de eterna inspiração para mim. Eu sou suspeito de falar de alguém que me ensinou e me inspirou a advogar e ter a atividade de Ordem”, falou Leonardo.
Claudio Lamachia foi presidente da seccional gaúcha OAB por duas gestões (2007-2009 e 2010-2012) e da OAB Nacional de 2016 a 2018.
A medalha
Maurício Sagboni Montanha Teixeira foi presidente da CAA-PR de 2004 a 2006 e diretor-tesoureiro da entidade de 2001 a 2003, além de coordenador da Concad em 2005. Faleceu em 2007, aos 44 anos, quando então ocupava o cargo de diretor-tesoureiro da OAB do Paraná.
Em reconhecimento ao seu trabalho à frente das CAAs e em prol da advocacia, em 2010, a diretoria da Concad lançou a medalha Maurício Montanha, uma homenagem póstuma ao advogado. O lançamento aconteceu durante o 21º Concad, realizado em Foz do Iguaçu.