Presidente do CFOAB parabeniza dom Jaime Spengler por nomeação como cardeal
O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, parabenizou o novo cardeal brasileiro, o atual arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spengler. A nomeação ocorreu nesse sábado (7/12), no Vaticano, pelo Papa Francisco.
“A nomeação de dom Jaime Spengler como cardeal é motivo de orgulho para todos os brasileiros. Sua trajetória dedicada à fé, à solidariedade e ao bem comum inspira não apenas a comunidade católica, mas a sociedade como um todo. Que seu trabalho como cardeal seja iluminado e repleto de realizações”, afirmou Simonetti.
O presidente do CFOAB relembrou a visita institucional feita por dom Jaime Spengler, em maio do ano passado, após assumir a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Simonetti lembrou da história de cooperação entre as duas entidades em prol da pacificação social, combate à fome, segurança das eleições.
Trajetória
Jaime Spengler é franciscano e tem sua carreira religiosa dedicada à ecologia e à crise climática. Ele é presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam).
O novo cardeal poderá compor um eventual conclave para a escolha de um próximo papa. O Brasil tem outros sete cardeais, sendo seis com menos de 80 anos que podem participar de um conclave. Os cardeais são os colaboradores mais próximos do líder católico. Outros 20 cardeais também foram nomeados pelo Papa Francisco nesse sábado.