OAB apoiará documentário sobre vida e advocacia de Sobral Pinto
Belém (PA) - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado, convidou os presidentes de Seccionais da OAB para acompanharem, na próxima segunda-feira (20), a assinatura de convênio para instituir o apoio da entidade ao filme documentário “Sobral, o Homem que não tinha preço”. O documentário exibirá a vida e atuação jurídica de Sobral Pinto, que, segundo Marcus Vinicius, é exemplo de luta para a advocacia nacional e para a cidadania brasileira.
“Ele, que foi conselheiro federal da OAB, foi o primeiro a anunciar que a ditadura militar era um regime de exceção”, destacou Marcus Vinicius Furtado na abertura da reunião de trabalho do Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB, que acontece em Belém (PA). O filme tem como produtor Augusto Casé. A neta do jurista Sobral Pinto e diretora do filme, Paula Fiúza, estará na sede da OAB para assinar o convênio de apoio da entidade ao filme.
Na oportunidade, o presidente da OAB ainda anunciou a criação da Medalha Sobral Pinto, que irá condecorar uma personalidade ou instituição que tenha contribuído para as liberdades democráticas em nosso país.
Participam da reunião, além de toda a diretoria da OAB e dos presidentes de Seccionais, vários conselheiros federais, da Seccional da Pará e o membro honorário vitalício Roberto Busato. Acontecem simultaneamente à reunião do Colégio na capital paraense os Encontros Nacionais de Dirigentes de Escolas Superiores da Advocacia e das Caixas de Assistência dos Advogados.