Reforma: 78% dos brasileiros rejeita verba de empresas em campanhas
Brasília – A pesquisa IBOPE divulgada nesta terça-feira (06), pelo presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, revela que 78% da população é contrária as doações de empresas para campanhas, e 80% afirma que deveria haver um limite máximo pra uso de dinheiro público.
“O resultado deixa claro que este balcão de negociações em que se transformou o financiamento de campanhas não será mais tolerado pelo eleitor”, afirmou Marcus Vinicius.
Outro ponto com ampla aprovação é em relação à punição mais severa para a prática de caixa dois, que recebe o apoio de 90% dos entrevistados.
De acordo com o projeto de lei “Eleições Limpas”, responderão pelo crime de prática de caixa dois, além do candidato, os integrantes do comitê financeiro e quem efetuar a doação ilegal de recursos. As penas previstas são de dois a cinco anos de reclusão.
Para o diretor do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, Marlon Reis, o projeto eleições limpas é a reforma política esperada e possível. “Essas mudanças estão ao nosso alcance. Elas nascem da sociedade, pela sociedade e para a sociedade”, pontuou o diretor.
Para conhecer na íntegra o projeto de lei “Eleições Limpas”,clique aqui.
Para conferir a íntegra da pesquisa, clique aqui.