Presidente da OAB fala em reunião da ONU para prevenção da violência
Rio de Janeiro (RJ) - O presidente da OAB Nacional, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, fez pronunciamento em reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) para prevenção da violência urbana. O evento ocorreu na cidade do Rio de Janeiro na manhã desta segunda-feira (21).
De acordo com Marcus Vinícius, a proteção contra crimes constitui um direito humano fundamental. "Para conter a violência faz-se necessário uma ampla rede de acolhimento social e a integração de informações entre os órgãos de segurança e o sistema de justiça".
O encontro foi organizado pelo Comitê Permanente da ONU para a Prevenção do crime, que é presidido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski. Na ocasião, ele lançou uma proposta de instituição, no Brasil, da universidade da ONU de proteção contra os crimes.
A OAB Nacional manifestou apoio a essa proposta. O presidente da entidade ainda ressaltou que o sistema carcerário nacional não ressocializa, ele pode ser uma escola para crimes de maior gravidade.
O Comitê Permanente da ONU para a Prevenção do Crime tem como vice-presidente o ministro da Corte Argentina, Raul Zafaroni, e como secretária-geral, a ministra do STJ, Eliana Calmon.
Também participaram da abertura do evento o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, e o presidente da Embratur, Flávio Dino.