Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB e Conselho Federal de Contabilidade juntos por eleições limpas

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014 às 08h00

Brasília – O Conselho Federal da OAB e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) reafirmaram, nesta terça-feira (18), o compromisso de continuar trabalhando pela conscientização quanto à importância da correta prestação de contas eleitorais, proposta que vai ao encontro do Projeto Eleições Limpas. Na ocasião, o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, recebeu membros da diretoria do CFC e do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI).

Marcus Vinicius disse que o trabalho desenvolvido com os contabilistas é essencial para processos eleitorais mais justos. “Em um contexto no qual a Ordem apoia uma reforma política, desenvolver um trabalho que preze pela lisura das contas eleitorais é de suma importância”, avaliou o presidente nacional da OAB.   

Para Joaquim de Alencar Bezerra Filho, coordenador institucional do CFC e conselheiro federal pelo CRC-PI, a parceria é um importante meio de conscientização. “O trabalho conjunto favorece a prevenção a partir de dois universos importantes para a sociedade, ainda mais em um ano eleitoral, que são o jurídico e o contábil. Atuamos no foco da maioria dos problemas de corrupção, que é a prestação de contas. Diante do clamor social por mais transparência, a aprovação das contas é o primeiro ato de controle pelo qual passa um futuro gestor”, entende.

Frutos da parceria

A atuação conjunta entre OAB e CFC fez surgir uma publicação, o Manual de Prestação de Contas Eleitorais. Além disso, cada estado brasileiro sediou três treinamentos sobre o tema ministrados pelas entidades, com um público estimado em mais de 10 mil pessoas entre contabilistas, advogados especialistas em direito eleitoral, membros de partidos políticos, gestores, candidatos, entre outros.

Na ocasião, o presidente do CRC-PI, Elias Dib Caddah Neto, aproveitou para manifestar apoio irrestrito à proposta da OAB de correção da tabela do Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF). “A iniciativa da OAB é um escudo para a sociedade brasileira. Por mais que seja uma correção de tabela, por outro lado observamos um aumento dos contribuintes. Há de se considerar a defasagem”, concluiu.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres