OAB do Rio de Janeiro inaugura nova Casa do Advogado
Rio de Janeiro – Foi inaugurada na quinta-feira (20) a segunda Casa do Advogado da cidade do Rio de Janeiro. O local, que presta homenagem a Celso Fontenelle em seu nome, prestará auxílio a mais de 50 mil advogados que trabalham na região do Fórum Central, no centro do Rio. Marcus Vinicius Furtado Coêlho, presidente do Conselho Federal da OAB, participou da inauguração ao lado de Felipe Santa Cruz, presidente da OAB-RJ, e Claudio Lamachia, vice-presidente do CFOAB.
O imóvel funcionará nos moldes da Casa do Advogado que já funciona no bairro da Lapa e conta com 11 escritórios compartilhados, sala de reunião, 13 computadores para processo eletrônico, Central de Digitalização e Peticionamento, ponto fixo de certificação digital, posto da Central de Atendimento ao Público, serviços de cópia e impressão e guarda-volumes.
Segundo Marcus Vinicius, a nova Casa do Advogado presta uma dupla homenagem. "É uma justa reverência ao valoroso advogado carioca Celso Fontenelle. E a casa é em si uma consideração à advocacia que milita, à advocacia 'de balcão', àqueles que fazem, no seu cotidiano, a justiça ser realizada. Costumo dizer que no Brasil temos 780 mil lutadores pela justiça. Cada advogado militante, em cada vara, em sua comarca, é que representa a força da nossa profissão. Aqui, na Casa do Advogado, os colegas do interior e de localidades distantes poderão atender melhor seus clientes, tendo facilitado o exercício da profissão", afirmou.
Para o presidente da Seccional do Rio de Janeiro, Felipe Santa Cruz, a nova Casa do Advogado é a celebração de um novo modelo que se desenha na advocacia e no Judiciário brasileiros. “Essa casa é de toda a advocacia. E a demanda hoje é grande. Com a inclusão digital, sabemos que o advogado se ampara na Ordem. Se a OAB-RJ não tivesse investido pesadamente em inclusão digital, qual seria hoje a situação com a migração para o processo eletrônico, que já está sendo por demais atabalhoada? Diante de todas as dificuldades, a saída é priorizar com toda a energia o bom atendimento ao advogado”, frisou.
Santa Cruz também lembrou do advogado Celso Fontenelle, que foi presidente da OAB-RJ em dois mandatos e homenageado pelo Projeto Memória do Conselho Federal em 2004. Fontenelle morreu em 2011, aos 94 anos. "Há um sentido maior nessa homenagem. Poucos espelharam com tamanha clareza o que é o compromisso do advogado que ama este Fórum como o Dr. Celso Fontenelle. Todos nós crescemos ouvindo histórias sobre ele. Que prevaleça o espírito de fraternidade dos advogados", falou.
Juntamente com Marcus Vinicius, o presidente convidou todos os advogados para a XXII Conferência Nacional dos Advogados, que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 20 e 23 de outubro deste ano. Cerca de 500 pessoas participaram da inauguração da Casa do Advogado Celso Fontenelle, como a diretoria da OAB-RJ, conselheiros federais e seccionais, presidentes de subseção, do presidente da Caarj, Marcello Oliveira, e da diretoria da caixa, entre outras autoridades e representantes do Poder Judiciário.
Com informações da OAB-RJ