Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB Nacional homenageia José Afonso da Silva por seus 89 anos

quarta-feira, 30 de abril de 2014 às 09h28

Brasília – O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho saudou na manhã desta quarta-feira (30) o advogado mineiro José Afonso da Silva.


Agraciado pela entidade com a Medalha Rui Barbosa, honraria concedida àqueles que desempenharam serviços notáveis à causa do Direito e da advocacia, ele é uma das maiores referências em Direito Constitucional.

“Um profissional e ser humano notável, cuja obra norteia e inspira a atuação de gerações de advogados. Um dos responsáveis pela Constituição Cidadã de 1988, uma das mais modernas, abrangentes, inclusivas e humanas carta constitucional do mundo. Um verdadeiro orgulho para a OAB, para advocacia brasileira.”, definiu Marcus Vinicius.

O presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais da OAB, Valmir Pontes Filho, também homenageou o mestre. “Desnecessário, obviamente, falar da vastíssima cultura e das extraordinárias qualidades intelectuais do Professor José Afonso da Silva, expressas em sua monumental obra. Imperioso registrar, todavia, sua notável disposição para o trabalho, já que é o membro da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais que mais elabora pareceres, sempre brilhantes. Chega aos 89 anos com a disposição de um adolescente, para nos brindar com sua simpatia, humildade e grandeza de alma. Conviver com ele é um privilégio, desfrutar de sua amizade, uma benção de Deus”.

Nascido em Pompéu, cidade do interior de Minas Gerais, José Afonso da Silva trabalhou em roça de milho, feijão e arroz, foi padeiro, garimpeiro de cristal e alfaiate. Em 1947, aos 22 anos, mudou-se para São Paulo, onde concluiu o curso Madureza, uma espécie de supletivo à época. Aos 32, formou-se na Faculdade de Direito da USP, onde foi professor titular e livre-docente em Direito do Estado, Direito Financeiro e Processo Civil. Também foi livre-docente em Direito Constitucional da Universidade Federal de Minas Gerais. No poder público, foi procurador do estado de São Paulo, chefe de gabinete da Secretaria da Justiça do estado, secretário de negócios jurídicos da capital e secretário da Segurança Pública.

José Afonso da SIlva é membro de diversos institutos, dentre os quais o Instituto dos Advogados do Brasil e a Associação Brasileira de Constitucionalistas Democráticos, da qual foi presidente e fundador.

Fontes: Arquivo histórico da OAB, Senado Federal, Wikipédia, Revista Consultor Jurídico e Folha de São Paulo

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres