Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB lembra dia nacional da mulher e conquista do voto feminino

quarta-feira, 30 de abril de 2014 às 00h00

Brasília – Nesta quarta-feira, dia 30 de abril, é comemorado o dia nacional da mulher, que foi instituído por meio da Lei Federal nº 6.971/1980, em homenagem à Jerônima Mesquita, uma das principais líderes do movimento feminista brasileiro. A lei foi promulgada naquela data em homenagem ao centenário de nascimento da ativista do movimento sufragista, que conquistou o direito ao voto feminino no Código Eleitoral de 1932. 

A presidente da Comissão Especial da Mulher Advogada da OAB, Fernanda Marinela, destacou que é indispensável o direito à igualdade entre homens e mulheres e que é importante aumentar a participação das mulheres nos espaços públicos. “Hoje as mulheres exercem o direito pleno de voto, mas ainda são poucas as que participam da política e ocupam os espaços públicos, como no parlamento.

Marinela lembrou que recentemente, no Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a OAB lançou um espaço da mulher advogada em seu portal. “A página na internet contém informações de interesse do gênero como artigos, legislações, além de informações sobre a Comissão Especial da Mulher Advogada. O espaço consolida mais uma conquista para as mulheres advogadas”.

O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho também defendeu uma maior participação das mulheres na sociedade, na política e nas organizações sociais. “Precisamos de mais mulheres em todos os níveis da administração pública e também dar mais condições para que elas concorram a cargos eletivos, tanto no Legislativo quanto no Executivo”, afirmou.

Confira aqui o Portal de Valorização da Advogada.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres