OAB apresenta fórum internacional de direito de defesa à Law Society
Brasília – O presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, reuniu-se nesta quarta-feira (14) com o presidente da Law Society, sociedade de advogados da Inglaterra e do País de Gales. No encontro, a Ordem apresentou o projeto de uma instituição internacional de direito de defesa, ideia que será levada à abertura do ano jurídico inglês, no começo de outubro.
A Law Society foi representada por seu presidente, Nicholas Fluck, e pela chefe de política internacional da instituição, Nankunda Katangaza. Também estiveram presentes à reunião Marcelo Lavocat Galvão, presidente da Comissão Nacional de Relações Internacionais da OAB, e Ricardo de Abreu Lewandowski, presidente da Coordenação para a Relação com a Inglaterra.
Marcus Vinicius destacou a importância da ideia da Ordem de “formar um fórum que cuide do direito de defesa” e que a abertura do ano jurídico inglês será uma ótima oportunidade de apresentar o tema, pois reunirá entidade de todo o mundo. O presidente ainda relembrou a origem do Direito Constitucional na Inglaterra para agradecer a visita à sede do Conselho Federal.
Nicholas Fluck explicou, durante o encontro, que a Law Society enxerga a defesa dos direitos humanos como o coração da advocacia, posição também defendida por Marcus Vinicius. Os diretores da instituição inglesa visitaram as dependências do Conselho Federal e do Centro Cultural Evandro Lins e Silva. Ao fim da reunião, o presidente da OAB convidou a diretoria da Law Society para a XXII Conferência Nacional dos Advogados, que será realizada entre 20 e 23 de outubro no Rio de Janeiro.