Menu Mobile

Conteúdo da página

No STJ, OAB participa do lançamento do Anuário da Justiça 2014

quarta-feira, 4 de junho de 2014 às 21h30

Brasília – Nesta quarta-feira (4), a Revista Consultor Jurídico lançou a oitava edição do Anuário da Justiça, correspondente ao ano de 2014. A publicação, produzida em parceria com a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), traz decisões recentes das principais cortes do País, súmulas, sentenças, balanços, bem como o perfil dos juízes e ministros.

O presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, compareceu à solenidade de lançamento acompanhado do vice-presidente da entidade, Claudio Lamachia; do secretário-geral, Cláudio de Souza; e do presidente da OAB Rio de Janeiro, Felipe Santa Cruz.

O dispositivo de honra foi composto, além de Marcus Vinicius, pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Felix Fischer; vice-presidente do Superior Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski; ministros do STF, Celso de Mello e Marco Aurélio de Mello; presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Barros Levenhagen; vice-procurador-geral Eleitoral, Eugênio Aragão; presidente do Conselho Editorial da Revista Consultor Jurídico, Márcio Chaer; e pela presidenta do Conselho Curador da FAAP, Celita Procópio de Carvalho. Compareceram, também, ministros de todos os tribunais superiores.

Em seu pronunciamento, o presidente nacional da OAB destacou a qualidade da publicação. “Sem a devida análise da situação em que se encontra o poder Judiciário em nosso País, como também dos estágios das demais funções essenciais à Justiça, não é possível planejar ações em prol de uma justiça célere e eficaz. O Anuário da Justiça vem se desincumbir deste papel, oferecendo uma radiografia de nosso Judiciário. Apresenta, assim, uma boa prática: a de que é necessário elogiar boas ações e condutas louváveis, para que sejam espelhos na prestação jurisdicional. O elogio do bem edifica uma sociedade fraterna. A magistratura não carece de popularidade, mas de credibilidade”, disse.

Para Felix Fischer, anfitrião do evento, lembrou que o Anuário serve como um “guia” que reúne as mais importantes decisões dos últimos 12 meses. “Para quem vive e respira o Direito, (o guia) é imprescindível. Possibilita ricos levantamentos, pesquisas de rotina e até estudo da doutrina. Tem ampla aceitação no meio jurídico pela qualidade que apresenta”, opinou.

Márcio Chaer destacou o orgulho por estar lançando nova edição do Anuário da Justiça no Tribunal da Cidadania. “Nossa publicação dá uma visão retrospectiva do sistema Judiciário dos principais tribunais brasileiros. Com números e estatísticas, selecionamos as principais decisões das grandes cortes. É aí que mostramos a contribuição da Justiça ao País, com uma narrativa que julgamos ser a mais adequada. Acredito que vivemos um dos momentos mais produtivos do nosso Judiciário”, concluiu.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres